COE do Piauí discute sobre surgimento de novas variantes da Covid
Conforme a Sesapi, há registros de duas novas versões da Ômicron com casos em alguns estados: BQ1 e BQ1.1.
Na manhã desta quarta-Feira (09), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Piauí realizou uma reunião para debater sobre a possibilidade de uma nova onda de covid-19 que seria causada por novas variantes que surgiram no Brasil.
Conforme a Sesapi, há registros de duas novas versões da Ômicron com casos em alguns estados: BQ1 e BQ1.1. As autoridades de saúde estão em alerta devido o escape vacinal maior em relação as novas subvariantes.
O médico infectologista Dr Jose Noronha, membro do COE, explica que o momento não é de pânico a nível estadual, pois o Piauí não possui casos confirmados das novas variantes. Contudo, o COE garantiu que estará atento diante do cenário com aumento da taxa de positividade do RT-PCR na capital piauiense Teresina e demais municípios.
"Diante do atual quadro a orientação é para o uso de máscaras por idosos, pessoas com comorbidades, nas instituições de saúde e em transportes coletivos", alerta o médico.
De acordo com o boletim semanal divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), a taxa de positividade dos testes de RT-PCR tem apresentado aumento no Piauí, mas a taxa de transmissibilidade permanece baixa.
O superintendente de Atenção à Saúde e membro do COE, Herlon Guimarães, destacou que o cenário referente aos óbitos e às solicitações de leito para tratamento da doença, está estável.
"Temos acompanhado o cenário em outros estados, e temos um plano de contingência, que será colocado em prática se necessário", pontua Herlon Guimarães.
O médio Dr. José Noronha aponta ainda a importância da conclusão do ciclo vacinal e faz uma alerta para os teresinenses quanto a dose de reforço contra a covid-19.
"É importante que as pessoas completem os ciclos de vacinação, recebendo todas as doses de reforço disponíveis, para cada faixa etária. Os reforços fortalecem a proteção contra o vírus e as variantes delta e ômicron. Com o ciclo vacinal completo e nos prazos recomendados, o nível de proteção aumenta, evitando casos graves", destaca.
Por fim, Herlon Guimarães ressaltou que é fundamental continuar promovendo a Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19, buscando a imunização com as doses de reforço. A ação foi iniciada em janeiro de 2021 e acontece em todos os municípios do Estado.
Conforme orientações do Ministério da Saúde, estão permitidos para receber a segunda dose de reforço, pessoas com 18 anos ou mais. Já a faixa etária de 12 a 17 anos pode se vacinar com o primeiro reforço. A pasta recomenda ainda que as crianças de 3 a 11 anos recebam as duas doses.
Governo do Piauí
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Homem é condenado a 20 anos de prisão por tentativa de homicídio em Uruçuí
Conforme a denúncia do Ministério Público, o crime foi cometido por volta das 19:30h nas proximidades do ‘Bar do Cabeça’, no bairro Aeroporto.Coletivo piauiense Kaylla Martins lança clipe em homenagem aos povos originários
A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e busca trazer uma reflexão sobre a história e a ancestralidade do Brasil.Juiz manda Agespisa pagar indenização de R$ 100 mil e regularizar abastecimento em Uru
Conforme a decisão judicial, a determinação foi resultado de pedido acatado pelo juiz após ação civil instaurada pelo promotor Edgar Bandeira, através da 2ª PJ de Uruçuí.Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no 2º Mutirão PopRuaJud em Parnaíba
ara a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cívelBombeiros do Piauí finalizam capacitação de salvamento em altura em Goiás
Segundo a CBMEPI, o curso teve a duração de 45 dias, visando especializar oficiais e praças para o planejamento, coordenação e execução de operações de salvamento em altura.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir