Viagora

Equatorial orienta ações para evitar acidentes com decorações de Natal

De acordo com a Equatorial Piauí, para evitar acidentes, a população deve ter cuidado quando utilizar ornamentações em áreas externas.

A Equatorial Piauí faz alerta a respeito de decoração natalina que a população irá utilizar na festividade para garantir a segurança e evitar acidentes com enfeites de natal que necessitam de energia elétrica em dezembro.

De acordo com a Equatorial Piauí, para evitar acidentes, a população deve ter cuidado quando utilizar ornamentações em áreas externas, já que nesse período o estado está sujeito a chuvas e ventos fortes, um fator que agrava a possibilidade de choques e curtos-circuitos, e até incêndios.

Outra orientação que a concessionária de energia chama atenção da população é a utilização de produtos com certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Executivo de Segurança da Distribuidora, João Porfírio, informa que para evitar sobrecargas nas instalações elétricas, é não usar a mesma tomada.

 “É essencial que os produtos luminosos sejam de boa procedência e tenham o selo de certificação do Inmetro. Alguns cuidados podem ser tomados para evitar sobrecarga nas instalações elétricas internas das residências, um deles é jamais utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamin, o famoso “T”, o ideal é usar o filtro de linha (réguas com várias tomadas e interruptor)”, disse.

O executivo da Equatorial Piauí, também orienta que o manuseio dos enfeites seja realizado apenas por pessoas adultas, a fim de evitar acidentes com crianças. “O manuseio indevido dos enfeites ou contato com uma decoração que não esteja instalada seguindo as normas de segurança pode ser muito perigoso. Caso alguma pessoa seja vítima de choque elétrico, a orientação é evitar tocá-la. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral do imóvel e ligar para emergência”, alertou.

A Equatorial também alerta sobre decorações próximas a rede elétrica, para evitar que os cabos de tensão fiquem encostados aos enfeites, além de evitar também que a decoração fique próxima a cortinas ou matérias que propaguem as chamas em caso de curto circuito.

Mais conteúdo sobre:

Equatorial Piauí

Piauí

Natal

Facebook
Veja também