Sancionada lei que proíbe consentimento de marido para mulher inserir DIU no Piauí
A legislação é voltada para os profissionais da saúde a às operadoras de planos de assistência ou seguro à saúde que ainda exigem autorização do marido.
Nessa terça-feira (27), a governadora Regina Sousa sancionou a Lei Nº 7.915/2022, de autoria do deputado estadual Franzé Silva, que veda no Piauí a exigência de consentimento de cônjuge ou companheiro para que a mulher faça procedimentos de inserção dos métodos contraceptivos.
A legislação é voltada para os profissionais da saúde a às operadoras de planos de assistência ou seguro à saúde que ainda exigem autorização do marido para que a mulher insira dispositivo intrauterino (DIU), faça implante contraceptivo ou aplique injeção anticoncepcional. O projeto de Lei foi aprovado em 07 de dezembro deste ano na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
O deputado Franzé Silva fez críticas a prática e afirmou que é necessário defender o direito reprodutivo das mulheres. “É uma prática abusiva, ilegal, descabida e afrontosa à condição e dignidade da mulher. Os direitos reprodutivos determinam que é a mulher quem deve decidir se quer ou não ter filhos e em qual momento da vida gostaria de ter. Não cabe ao homem interferir na liberdade de escolha da mulher”, assinala Franzé.
Regina Sousa
Franzé Silva
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir