Ministério Público do Piauí fez mais de 6 mil denúncias em procedimentos
De acordo com o levantamento, em média, foram realizadas 18 denúncias por dia, sendo uma denúncia a cada 80 minutos.
Os dados organizados pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrim), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), apontam que, no ano de 2021, a instituição ministerial fez denúncia em 6.777 procedimentos criminais (88,96%) e pediu o arquivamento em 841 procedimentos (11,04%).
De acordo com o levantamento, em média, foram realizadas 18 denúncias por dia, sendo uma denúncia a cada 80 minutos. As denúncias ocorrem quando há a comprovação do fato que configura crime com indício da identificação do autor do fato delituoso, desde que não esteja prescrito e, em alguns casos, que haja representação do ofendido ou do representante legal da vítima.
Segundo o órgão ministerial, os arquivamentos ocorrem quando não há justa causa para o início de um processo criminal como, por exemplo, falta de provas da materialidade do crime, ausência de identificação do autor do crime, quando o Promotor de Justiça conclui que o fato não constitui crime (exemplo: mera irregularidade administrativa) ou quando não é mais possível punir o autor do fato em razão do decurso do tempo (prescrição).
Foram iniciados processos contra autores de homicídio, feminicídio, violência doméstica, latrocínio, estupro, roubo, tortura, tráfico de drogas, furto, estelionato, lavagem de dinheiro, corrupção, fraudes licitatórias, crimes de sonegação fiscal, entre outros delitos.
De acordo com o MPPI, o Caocrim estimula a integração e o intercâmbio entre as Promotorias de Justiça Criminais, presta auxílio e remete informações técnico-jurídicas sem caráter vinculatório aos órgãos de execução, estabelece intercâmbio permanente com instituições públicas e privadas ou entidades afins, acompanha as políticas criminais nacional e estadual na seara criminal, bem como desempenha outras atribuições que visem o aperfeiçoamento da atividade ministerial.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Rafael Fonteles anuncia redução das tarifas nas contas de energia no Piauí
De acordo com o chefe do executivo estadual, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da Equatorial Piauí e o impacto será uma redução média de 4,58%. -
Imepi realiza monitoramento de radares no sul do Piauí
Segundo o Governo do Piauí, os radares no estado só podem emitir multas por excesso de velocidade após a realização da verificação metrológica pelos fiscais do Imepi -
Instituto de Desenvolvimento do Piauí inicia obras na Barragem de Pedra Redonda
A obra é parte de um plano mais amplo, que prevê a manutenção de outras 14 barragens sob a responsabilidade do Idepi -
Obra do Mercadão das Mulheres segue para fase final no Parque Brasil
Segundo a Prefeitura de Teresina, o projeto tem como objetivo impulsionar a economia local, criando um ambiente estruturado para o comércio de produtos e serviços -
Rafael Fonteles assina decreto que amplia área de proteção ambiental em Paulistana
De acordo com o decreto, a ampliação da APA de Ingazeiras visa preservar o equilíbrio ecológico do meio ambiente
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir