Viagora

Wellington participa de aula inaugural de cursos de formação da PM

De acordo com o Governo do Estado, o curso recebeu 480 alunos matriculados, deste número 240 estão em cada curso.

Na manhã desta terça-feira (08), o Governador do Piauí, Wellington Dias, este presente na aula de inauguração dos Cursos de Formação de Cabos e de Formação de Sargentos da Polícia Militar do Piauí, realizado no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado, localizado na Rua Josefa Lopes de Araújo - Centro Cívico, em Teresina.

De acordo com o Governo do Estado, o curso recebeu 480 alunos matriculados, deste número 240 estão em cada curso. O comandante da PM, cel Lindomar Castilho, a seleção dos alunos para a turma é formada pelo critério de antiguidade (80%) e por teste de seleção interna entre a classe (20%).

Foto: Divulgação/Governo do PiauíWellington Dias participa de aula inaugural do Curso de formação da PM.
Wellington Dias participa de aula inaugural do Curso de formação da PM.

“É uma forma deles ascenderem na carreira. A legislação permite que a cada ano a PM realize esses cursos de formação. O curso de cabos é realizado à distância e é finalizado em junho e o de sargento, que é presencial, é concluído em agosto. A partir daí, eles estarão aptos a comandarem frações de tropas pelos municípios do Estado”, explica o comandante.

Conforme o diretor do Centro de Educação Profissional da PM, cel. Sá Júnior, os soldados que já estão formados devem fazer o curso para cabo, que terá parte prática e teórica para atualização, já os cabos devem fazer o curso de sargento.

“A malha curricular é diferenciada, procuramos adotar situações do cotidiano, da nomenclatura da legislação e a área de gestão, focando nos direitos humanos e na garantia dos direitos individuais. É uma malha curricular que atende as necessidades da sociedade. Terão a parte prática de abordagem e teórica para se atualizar, buscando sempre a excelência no serviço prestado à sociedade”, pontua o diretor do Centro de Educação Profissional.

Na oportunidade o governador discursou sobre as Potencialidades do Piauí, bem como promoveu post mortem aos policiais falecidos devidos complicações da covid-19.

“Qualificar os policiais é uma necessidade que nós temos. É válido lembrar que passamos um período com dificuldade de admissão de servidores públicos por conta da lei do teto e agora abrimos o concurso e estamos na fase de formação. O objetivo é que tenhamos condições não apenas de contemplar vagas que ficaram em aberto, mas também de ampliação de pessoas que podem complementar a área da segurança e trabalhar de forma integrada com outros estados para combater a forte atuação do crime organizado que surgiu pelo País”, finaliza Wellington Dias.

Facebook
Veja também