Piauí institui Lei de programa de proteção da vida das mulheres
O programa é de autoria do deputado Gessivaldo Isaías e estabelece diretrizes para o monitoramento das vítimas de violência doméstica durante a crise sanitária da covid-19.
A Lei 7.778/22 que dispõe sobre o programa estadual de "Proteção da vida das mulheres: combate à Covid-19 e à violência doméstica" foi instituída no Piauí após ser sancionada no início deste mês pelo Executivo. O projeto aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) é de autoria do deputado Gessivaldo Isaías.
Conforme o programa, foram estabelecidas diretrizes para o monitoramento das mulheres que foram vítimas de violência doméstica durante a crise sanitária da covid-19.
Dessa forma, para auxiliar nessa supervisão o programa deverá acompanhar as mulheres que procuraram suporte nos órgãos de proteção para que a situação de violência que foi denunciada seja monitorada, bem como assegurar apoio psicossocial, zelando pela integridade física e psicológica das vítimas, segundo o projeto estadual.
Ainda de acordo com a Lei, as vítimas serão monitoradas pelo menos a cada 15 de dias, através de ligação telefônica, mensagem via aplicativo ou visita residencial, conforme o nível de vulnerabilidade doméstica ou sexual que a mulher enfrenta. O projeto também visa averiguar o acesso a condições de higiene, alimentação e renda.
Na justificativa do programa estadual o parlamentar ressaltou a importância do projeto para garantir o acolhimento e proteção das mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual. A depender de cada caso, o programa irá disponibilizar residências de acolhimento para a vítima e seus dependentes.
"É urgente que todos os atores da sociedade se unam diante da necessidade de acolhimento e proteção a essas mulheres", explica Gessivaldo Isaías.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Gessivaldo Isaías
Detran do Piauí fornece até 95% de desconto no Refis 2024
O prazo para o Programa de Recuperação de Créditos Tributários vai até o dia 18 de dezembro de 2024.Mutirão emite RG digital para servidores da 2ª Vara Cível de Parnaíba
A emissão dos documentos ocorreu nos dias 11 e 14 de novembro no prédio do fórum Salmon Lustosa.Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural.Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentíciosDesembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir