Sasc segue com Busca Ativa para promover Piauí Acolhe
Durante as primeiras duas semanas do mês de maio foi-se visitado mais de quatro cidades no estado.
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) está realizando Busca Ativa para promover o programa Piauí Acolhe, capacitando gestores e técnicos dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Durante as primeiras semanas do mês de maio foram visitados os municípios de Paulistana, Acauã, Campo Maior, Jatobá do Piauí e Altos.
Segundo a Sasc, o programa tem por objetivo localizar e pagar um benefício de R$ 500 a crianças que perderam os pais para a Covid 19. Foram localizados mais de 15 órfãos – através de Busca Ativa no Piauí - desde o seu início em outubro de 2021.

A Assistente Social da Sasc, Camila Nogueira, explica que as capacitações são importantes para sensibilizar os técnicos informar sobre quem tem direito ao benefício.
Os requisitos para receber o auxílio são a família de origem ou a família que acolhe receber até três salários mínimos, os órfãos terem menos que 18 anos, residirem no Piauí a mais de um ano, não obrigatoriamente sendo piauiense.

Uma das principais dificuldades para inclusão das crianças no programa é a comprovação que a morte dos pais se deu por conta da Covid-19. Segundo Camila, “Muitos órfãos já foram beneficiados por meio do aditivo a Lei 7.611, que estende o benefício a quem perdeu apenas um dos pais, ainda assim é difícil pois muitas famílias no interior não buscaram a comprovação da causa da morte do parente”, finaliza a assistente social.
Por Isadora Cavalcante
-
Banco de Alimentos da Ceasa em Teresina atinge 1,5 milhão de frutas e verduras
De acordo com a Ceasa, as frutas e verduras, provenientes das sobras (que ainda podem ser aproveitadas) da feira e doadas pelos permissionários, garantem segurança alimentar -
Defesa Civil contabiliza mais de 180 antendimentos no 1º trimestre em Teresina
De acordo com a prefeitura, houve um aumento gradual ao longo do trimestre. -
Acusado de matar grávida e retirar feto é condenado a 26 anos de prisão no Piauí
O feminicídio aconteceu em novembro de 2020, quando a vítima identificada como Sara Caroliny Borges Gomes da Silva tinha 15 anos e estava grávida de sete meses. -
Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca
O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. -
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir