Ministério Público quer a suspensão de diretórios partidários no Piauí
Conforme o MP Eleitoral, as ações foram adotadas considerando a não prestação de contas no exercício financeiro ou de campanha eleitoral.
Nessa quarta-feira (13), o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), ingressou com 78 ações no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) solicitando a suspensão de diretórios regionais de partidos políticos do estado do Piauí que tiveram as contas julgadas como não prestadas, no exercício financeiro ou de campanha eleitoral, em conformidade com a Resolução TSE nº 23.571/2018.
Conforme o MP Eleitoral, se o TRE-PI acatar as representações e suspender as anotações dos partidos, as siglas não poderão registrar candidatos enquanto sua situação estiver irregular.
O órgão eleitoral destacou que prestar contas é um dever inafastável para qualquer entidade que recebe dinheiro público e subsiste no caso dos partidos políticos.
Novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF):
O MP Eleitoral informou que a declaração das contas como não prestadas, no âmbito do partido, gerava a suspensão automática. Esse fato acontecia até o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 6032 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro de 2019.
Segundo o órgão, porém, qualquer interpretação que permita a aplicação de forma automática, da sanção de suspensão do registro ou anotação do órgão partidário regional ou municipal foi afastada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida é uma consequência da decisão que julga as contas não prestadas, garantindo que tal penalidade somente pode ser aplicada após decisão, com trânsito em julgado, decorrente de procedimento específico de suspensão de registro, conforme o art. 28 da Lei 9.096/1995.
Além disso, a proposta de resolução que alterou a Resolução TSE nº 23.571/2018, que disciplina a criação, a organização, a fusão, a incorporação e a extinção de partidos políticos, foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral, ao julgar a Instrução 750-72.1995.6.00.0000.
De acordo com MP Eleitoral, a ação tem o objetivo de regulamentar os procedimentos a serem observados para o cancelamento do registro civil e do estatuto de partido político, e para a suspensão da anotação de órgão partidário estadual, regional, municipal ou zonal após o trânsito em julgado da decisão que julgar não prestadas as contas de exercício financeiro ou de campanha eleitoral.
Ministério Público Eleitoral
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir