Sesapi integra grupo para redução de mortes no trânsito no Piauí
O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, assinou junto a governadora do Piauí, Regina Sousa, o Termo de Compromisso a ser celebrado com Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
Na manhã desta quarta-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) participou de solenidade no palácio de Karnak destinada a implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) no estado do Piauí.
O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, assinou junto a governadora do Piauí, Regina Sousa, o Termo de Compromisso a ser celebrado com Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). As demais entidades relacionadas ao trânsito do estado, também estiveram presente e fizeram a assinatura do documento.
Conforme a Sesapi, a medida foi concretizada visando o empenho no cumprimento da Resolução Contran nº 870, de 13 de setembro de 2021, e no envio das informações previstas na Resolução Contran nº 808, de 15 de dezembro de 2020, que dispõe sobre o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), de modo a subsidiar a SENATRAN no desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações que visem à melhoria da segurança no trânsito no país.
Ainda segundo a secretaria, o plano tem o objetivo de gerar 160 ações destinadas para reduzir no mínimo à metade o índice nacional de mortos no trânsito por 10.000 (dez mil) veículos e o índice nacional de mortos no trânsito por 100.000 (cem mil) habitantes, ao final do período de 10 (dez) anos.
De acordo com o secretário Neris Júnior, o programa Vida no trânsito já é trabalhado pela Sesapi. A ação tem o objetivo de ser um trabalho educativo com apoio da população, um trabalho mais educativo para junto da população. Além disso, o gestor também falou sobre as unidades de saúde do estado afirmando que sempre recebem melhorias para assegurar um atendimento de maior qualidade para as vítimas de violência no trânsito.
“É muito importante a participação da Sesapi nesse grupo de implantação do plano dentro do nosso estado. Foram apresentados dados aqui sobre o impacto dos acidentes de trânsito dentro do nosso sistema de saúde e com isso mostramos a importância deste trabalho conjunto entre vários órgãos para que consigamos reduzir a violência no trânsito e o impacto na saúde da nossa população”, afirma.
Por fim, a governadora Regina Sousa ressaltou que a educação é fundamental para atingir metas de redução dos índices de mortos no trânsito propostos no plano.
“O Comportamento humano só muda pela educação. Precisamos que esses ensinamentos de educação no trânsito na base da nossa rede educacional. Educando nossa população teremos um trânsito mais seguro e será a principal forma de reduzirmos as taxas de acidente”, destaca.
Prefeitura de Esperantina abre inscrições para o Auxílio Universitário 2025
O objetivo do programa é contribuir para cobrir despesas relacionadas ao transporte, material didático e outras necessidades acadêmicas.Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir