Regina Sousa se reúne com membros da Academia Piauiense de Cultura
Segundo o Governo do Piauí, a APC terá uma sede em Parnaíba e tem o objetivo de difundir e defender a cultura piauiense, dando uma visibilidade a todas as formas de expressão da mesma.
Nessa sexta-feira (15), a governadora do Piauí, Regina Sousa, recebeu os futuros integrantes da Academia Piauiense de Cultura (APC) no Palácio de Karnak, localizado no Centro de Teresina. A posse dos membros acontecerá no dia 29 de julho.
De acordo com o governo do Estado, durante o momento estiveram presentes Paulo César Lima, Sônia Terra e Nilson Ferreira. A APC terá uma sede em Parnaíba e irá buscar manter uma convivência saudável com as diversas Academias de Letras e com o Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, reponsáveis por cumprir suas respeitadas atribuições.

O presidente da Academia Paulo César Lima, ressaltou a união entre as instituições que é fundamental na promoção de eventos culturais.
“Juntos podermos estabelecer parcerias na promoção de eventos culturais que beneficiem a população, sobretudo que alcancem os segmentos ainda carentes de maiores oportunidades culturais”, afirmou.
Segundo o Governo, a proposta da APC é difundir e defender a cultura piauiense, dando uma visibilidade a todas as formas de expressão da cultura, como teatro, dança, literatura, folclore, lendas, artes plásticas, fotografias entre outras.
“A ideia é tornar todos os talentos artísticos, intelectuais conhecidos do grande público”, afirmou o acadêmico Nilson Ferreira.
A acadêmica Sônia Terra que esteve presente no momento, disse que além de dar visibilidade, a Academia Piauiense de Cultura também irá permitir a ampliação da discussão sobre a diversidade cultural do Piauí. “Além de divulgar os artistas, também queremos dar visibilidade aos potenciais talentos existentes no nosso estado, para que toda a população do Piauí e do Brasil tome conhecimento. Afinal, a cultura é o que nos move”, ressaltou.
APC
Esta é a segunda Academia Piauiense de Cultura do Brasil, a instituição é precedida somente pela Academia Cearense de Cultura – ACECULT no país, criada em 29 de setembro de 2016 e pela Academia Brasileira de Cultura, criada em dezembro de 2021 no Rio de Janeiro.
Conforme o Governo do Piauí, a referência para a construção do APC foi o formato da ACECULT, contando com a consultoria do historiador e Advogado José Luís Lira, idealizador da Academia Cearense de Cultura.
Por fim, o Governo informou que os acadêmicos da APC moram em diversas cidades do Piauí e em outros Estados do Brasil. Além disso, um dos seus membros acadêmicos reside em Lisboa, capital de Portugal. Porém, a distância que os separa não inviabiliza a realização das atividades, porque as reuniões da academia acontecerão de forma semipresencial.
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.Operação Páscoa: Imepi fiscaliza produtos da Semana Santa
De acordo com o Imepi, os produtos recolhidos serão periciados no laboratório do Setor de Pré-medidos.Prefeitura de Esperantina abre processo para seleção de Conselheiros de Meio Ambiente
Serão escolhidos cinco (05) representantes titulares e cinco (05) suplentes, entre organizações e entidades com atuação na área ambiental no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir