Viagora

Taxa de desocupação no Piauí cai no segundo trimestre, diz IBGE

De acordo com o IBGE, a taxa de desocupação no Piauí caiu no segundo trimestre do ano, sendo a agropecuária o setor com maior redução de pessoas ocupadas no estado.

Foi divulgado nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as informações do mercado de trabalho no Piauí, para o segundo trimestre de 2022, obtidos através da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

De acordo com o IBGE, a taxa de desocupação no Piauí caiu no segundo trimestre do ano, e o crescimento da ocupação no estado está centrado na informalidade, sendo a agropecuária o setor com maior redução de pessoas ocupadas no estado.

Segundo dados do IBGE, a taxa de desocupação no estado foi de 9,4% no segundo trimestre de 2022, uma redução de 2,9 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre, quando havia atingido 12,3%.

Ainda de acordo com o IBGE, se for comparado com os números do mesmo período do ano passado (15,3%), a queda ainda foi maior, da ordem de 5,9 pontos percentuais.

Já em termos quantitativos, haviam no segundo trimestre deste ano, cerca de 135 mil pessoas desocupadas no Piauí, e de acordo com a pesquisa, significa uma redução na desocupação da ordem de 24,1% quando comparadas ao primeiro trimestre, quando haviam 178 mil pessoas desocupadas.

Se for comparar com o mesmo trimestre do ano passado, que haviam cerca de 221 mil pessoas desocupadas, a queda na quantidade de pessoas desocupadas é maior, da ordem de 38,7%, significando que em um ano, cerca de 85 mil pessoas deixaram de estar desocupadas.

Porém, quando comparado com a taxa de desocupação do Piauí com o Nordeste, a taxa da média no estado foi inferior a taxa de desocupação na região nordeste, que ficou em 12,7%. No Nordeste a maior taxa de desocupação ficou com o estado da Bahia, com 15,5%.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Piauí

Pesquisas

Facebook
Veja também