Viagora

Regina Sousa empossa membros do Conselho Estadual dos Direitos da Juventude

São 37 membros no total, sendo 22 integrantes da sociedade civil e 15 servidores do poder público.

A Governadora do Piauí, Regina Sousa, empossou os novos integrantes do Conselho Estadual de Direitos da Juventude (Cedjuv) durante solenidade realizada nesta terça-feira (23) no Palácio de Karnak. São 37 membros no total, sendo 22 integrantes da sociedade civil e 15 servidores do poder público.

Segundo o Governo do Piauí, a ampliação dos integrantes, incluindo os 12 territórios de desenvolvimento do Estado foi a novidade adotada. A governadora Regina Sousa destacou o protagonismo da juventude na história do Brasil e que a criação do conselho é um passo importante do Estado para a representação dos jovens no Piauí. “Agora eles têm um instrumento jurídico para trabalhar”, afirmou a gestora.

Foto: Divulgação/ Redes SociaisGovernadora Regina Sousa junto aos novos membros do Conselho Estadual de Juventude.
Governadora Regina Sousa junto aos novos membros do Conselho Estadual de Juventude.

Ainda de acordo com o Governo, o crescimento da representatividade dos jovens nos 12 territórios foi conquistado através da terceira Conferência Estadual da Juventude, promovida ainda em 2015.

O membro da Comissão Pró-Conselho, Venício Moura, ressaltou que está maior presença deste público auxiliará na adoção de políticas públicas voltadas para a juventude.

“Temos pelos menos uma representação juvenil de cada território, o que vai ajudar na implementação de políticas públicas para a juventude piauiense”, afirmou.

O Governo do Estado também informou que a 4ª Conferência Estadual da Juventude será promovida em novembro e os membros do conselho já estão se mobilizando para elaboração da nova versão do Plano Estadual da Juventude, que orienta a elaboração de políticas públicas para este público-alvo

Segundo o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes, a alteração na lei possibilita um conselho mais amplo e participativo. “É uma grande alegria dar posse ao Conselho Estadual da Juventude, temos um grande salto com essa participação pois estamos garantindo espaço de jovens de todo o Piauí, de todos os territórios”, frisou.

Os jovens da periferia também são representados e o novo integrante do Conselho e representante do movimento de Hip Hop, Eduardo Alemão, já informou que solicitará política públicas voltadas para estes jovens que foram mais impactados pela pandemia da covid-19.

“Nós fomos prejudicados com a falta de emprego, oportunidade, escolas e cultura. E esse público jovem pode potencializar esse novo momento”, concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Regina Sousa

Governo do Piauí

Facebook
Veja também