Viagora

Ministério Público debate sobre concurso dos bombeiros do Piauí

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Arimatéia Araújo, o lançamento do edital do concurso será realizado até o final do mês de setembro.

Nessa terça-feira (29), o Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep/MPPI) realizou uma audiência extrajudicial para debater sobre as providências adotadas no andamento do concurso público anunciado junto aos representantes do Governo do Estado e do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.

Conforme o Ministério Público do Piauí (MPPI), a promotora de Justiça Fabrícia Barbosa, coordenadora do Gacep/MPPI, presidiu o encontro com apoio do promotor Maurício Verdejo.

Foto: Divulgação/ MPPIAudiência do Ministério Público do Piauí (MPPI).
Audiência do Ministério Público do Piauí (MPPI).

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Arimatéia Araújo, o lançamento do edital do concurso será realizado até o final do mês de setembro, com provas previstas para serem aplicadas até dezembro deste ano.

O coronel José Arimatéia ainda explicou que o certame possui 100 vagas, com um cadastro reserva de mais 100. Os representantes do órgão ministerial ressaltaram que é necessária a realização deste concurso o quanto antes, visto que o certame já foi anunciado e existe um déficit de pessoal do Corpo de Bombeiros, considerada “bastante significativa”.

De acordo com o MPPI, na reunião os representantes também discutiram sobre a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município de Bom Jesus. Até o lançamento do edital os promotores frisaram que permanecerão acompanhando os trâmites.

O comandante-geral ainda explicou que está aguardando uma resposta da Secretaria de Administração do Estado quanto a disponibilidade de um edifício para sediar a unidade em Bom Jesus, que tem a intenção de ser instalada em janeiro de 2023.

Também estiveram presentes na audiência representantes do Tesouro do Estado, da Diretoria da Unidade de Gestão Financeira da Secretaria da Fazenda do Piauí – SEFAZ/PI, da SEPLAN, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Facebook
Veja também