Viagora

IBGE inicia Censo Demográfico nas unidades prisionais do Piauí

O Instituto informou que os recenseadores foram comunicados sobre as regras de segurança e comportamento que devem ser seguidos nos centros de detenção.

Nessa segunda-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio da Segurança Pública do estado, iniciou o Censo Demográfico nas unidades prisionais do Piauí.

De acordo com Secretaria de Segurança do estado do Piauí (SSP-PI), as coletas das informações serão feitas diretamente a cada detento, para obtenção mais ampla, mas caso não seja possível devido a questões de segurança, serão ouvidos agentes envolvidos com procedimentos institucionais de produção dos registros administrativos, que será designado pela gestão do centro de detenção.

Ainda de acordo com a SSP-PI, o Instituto informou que os recenseadores designados para a coleta de dados, foram comunicados a respeito das regras de segurança e comportamento que devem ser rigorosamente observados durante o tempo de permanência do interior dos centros de detenção.

O IBGE denomina tecnicamente as unidades prisionais de “domicílios coletivos com morador”, quando o detento compartilha o centro de detenção com outras pessoas que não possui laços de parentesco, com exceção apenas no caso de mães que tem filhos pequenos que residem no local.

Ainda de acordo com o IBGE, há alguns critérios para o detento ser considerado morador em domicílio coletivo prisional quando possuir condenação com sentença definitiva em qualquer instância e encontrar-se na instituição prisional há mais de 12 meses, levando em consideração a data de referência do Censo Demográfico.

Facebook
Veja também