Viagora

Sesapi inicia capacitação em cuidados de AVC e infarto agudo

De acordo com a Sesapi, o treinamento está sendo feito através da Coordenação da Rede de Urgência e Emergência, e já foi realizada em Parnaíba e Teresina.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), iniciou o treinamento de instalação das Linhas de Cuidado para Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) nos hospitais do Piauí.

De acordo com a Sesapi, o treinamento está sendo feito através da Coordenação da Rede de Urgência e Emergência, e já foi realizado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, no dia 18 de setembro, com participação de 70 profissionais do hospital, dentre eles, 20 estudantes.

Romilto Pacheco, coordenador do Protocolo de Atendimento para as Linhas de Cuidado do AVC, e neurologista, comenta que todos os profissionais devem estar aptos a trabalhar de forma conjunta. “Precisamos que todos esses profissionais estejam aptos a trabalharem de maneira uniforme e conjunta, levando assim o melhor atendimento para a nossa população. O conjunto de uma linha de cuidados definida, e profissionais aptos para um atendimento de qualidade é o que trará bons resultados para essas linhas de cuidado do AVC e IAM”, disse.

Em Teresina, o treinamento foi realizado no dia 19 de setembro, onde ocorreram troca de conhecimentos da Sesapi com a Secretaria da Saúde de Alagoas (AL), pioneira em rede de cuidado para as doenças.

Ainda de acordo com a Sesapi, a capacitação na capital foi presidia por Telmo Mesquita, da Rede de Urgência e Emergência da Sesapi, ele alerta que o AVC é a segunda maior causa de morte no mundo “O Acidente Vascular Cerebral é a segunda maior causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS), e é uma das cinco principais doenças do mundo responsáveis por incapacidade”, disse.

O secretário Estadual da Saúde, Neris Júnior, informa que a rede de saúde terá mais profissionais trinados, pois, as capacitações continuarão “Estes foram somente os primeiros treinamentos realizados. Seguiremos capacitando nossos profissionais para que toda a nossa rede possa prestar um atendimento de qualidade para a nossa população”, afirmou o secretário.

Facebook
Veja também