Viagora

Equatorial Piauí registra furtos de mais de 8 toneladas de cabos

A concessionária de energia elétrica apresentou um balanço que mostra um crescimento de nesse tipo de crime.

Nesta quinta-feira (22), O Secretário Estadual de Segurança, Coronel Rubens Pereira, se reuniu com representantes da Equatorial Piauí para discutir estratégias a fim de evitar ocorrências de furtos de cabos da rede elétrica no litoral do Piauí.

A concessionária de energia elétrica apresentou um balanço que mostra um crescimento de nesse tipo de crime, os dados mostram que em 2022, foram registrados mais de 80 casos na região litorânea, prejudicando mais de 210 mil pessoas.

Foto: Divulgação/ Equatorial PiauíPoste caído
Poste caído

De acordo com a empresa, os municípios mais atingidos são: Luís Correia, Cajueiro da Praia e Parnaíba. A empresa informa que para furtar os cabos, os criminosos derrubam postes para ocasionar o desligamento da rede elétrica e facilitar os furtos.

Ainda de acordo com a empresa, até o momento foram furtadas 8 toneladas de cabos, que equivalem a cerca de R$ 1 milhão de reais em estrutura, equipamentos e mão de obra para realizar a recuperação do serviço. O Gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Regional Parnaíba, Flávio Roque, comenta que os serviços para recuperar a rede leva cerca de 3 horas.

“O tempo de recomposição do sistema nessas ocorrências é mais lento, considerando a complexidade do serviço. Em média, são serviços que levam cerca de 3 horas para serem concluídos, mas já tivemos situações, como por exemplo, a ocorrida em fevereiro, em que 14 postes foram derrubados e foram necessárias mais de 24 horas de trabalho intenso para restabelecer o fornecimento. Isso prejudica toda a população”, disse.

Segundo a Equatorial Piauí o último caso desse tipo de crime ocorreu nessa quarta-feira (21), e quinta-feira (22), período que ocorreram a derrubada de cinco postes, que atingiu cerca de 2631 pessoas na região do Coqueiro, Barramares e Macapá em Luís Correia. O Presidente da Equatorial Piauí, Lener Jayme, informou que a empresa pretende formar uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública do estado do Piauí (SSP-PI), e assim evitar os furtos. “Considerando o impacto que temos a nossos clientes, ao comércio e ao turismo nessa região, queremos trabalhar em parceria com a Secretaria de Segurança, e buscar uma frente em que todos possam evitar essa prática criminosa e garantir a continuidade do fornecimento de energia nessa região”, falou.

O Secretário Estadual de Segurança, em reunião com a empresa informou que será intensificada as ações da polícia na região para que os responsáveis pelos furtos sejam presos. “Tomamos conhecimento de ações criminosas contra o patrimônio que é de interesse público, a rede elétrica. Então traçamos algumas ações necessárias acionando todos os mecanismos que temos na Segurança Pública para combater aqueles que estão furtando cabos e prejudicando a população de todas as formas. Será uma atuação enérgica, firme, já nos próximos dias em todo o litoral”, disse.

Facebook
Veja também