Viagora

Piauí tem aumento de 85,2% na produção de ovos, aponta IBGE

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal, em 2021, o Brasil produziu mais de 4 bilhões de dúzias de ovos de galinha.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) registrou que o Piauí marcou crescimento de 85,2% na produção de ovos, representando 28,2 milhões de dúzias, neste ano de 2021, em comparação a dez anos atrás [2011], onde o Estado produziu somente 15,2%. 

De acordo com a PPM, em 2011 o estado produziu quase 13 milhões de dúzias a mais. Segundo o supervisor de Pesquisas Agropecuárias da Superintendência do IBGE no Piauí, Pedro Andrade, a diferença entre os dez anos representa o desenvolvimento da indústria pecuária. “O aumento da produção de ovos de galinha no período de 2011 a 2021 foi proporcionado pelo incremento de granjas de postura no Piauí, cuja atividade é praticada com técnicas adequadas, retorno imediato, além da demanda por este produto.”, destacou.

Ainda sobre os dados da pesquisa, o supervisor de agropecuária do IBGE diz: “Ressalte-se que até o período anterior - 2001 a 2010 - a produção de ovos de galinha do tipo ‘caipira’ tinha uma expressiva participação no estado”, reitera Pedro Andrade.

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal, em 2021, o Brasil produziu mais de 4 bilhões de dúzias de ovos de galinha. Deste total, a produção piauiense representa apenas 0,58%, sendo a sexta menor do país. A maior quantidade foi gerada pelo estado de São Paulo, com 1,1 bilhão de dúzias registradas em 2021. Já o menor volume foi do Acre, com 6 milhões de dúzias.

Facebook
Veja também