Inflação oficial fecha ano de 2022 acumulada em 5,79%, aponta IBGE
De acordo com os dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice ficou abaixo de 10,06% acumulados em 2021.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta terça-feira (10), que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o qual mede a inflação oficial, fechou 2022 com uma taxa de 5,79% acumulada no ano. O índice ficou abaixo de 10,06% acumulados em 2021.
De acordo com os dados levantados pelos IBGE, a inflação acumulada do ano passado foi estirada principalmente pelos alimentos e bebidas, que tiveram alta de preços de 11,64% no ano, acima dos 7,94% de 2021. Os gastos com a saúde e cuidados pessoais também tiveram impacto, os quais ficaram 11,4% mais caros. O grupo de despesas vestuário, teve a maior variação no mês com 18,02%.
Conforme o levantamento do Instituto, os transportes ajudaram a frear o IPCA de 2022, ao registrar queda de preços de 1,29% no ano. Esse grupo teria acumulado inflação de 21,03% no ano anterior.
Ainda de acordo com os dados do IBGE, o grupo comunicação fechou o ano com deflação, apresentando -1,02%. Os demais grupos tiveram as seguintes taxas de inflação no ano: artigos de residência (7,89%), despesas pessoais (7,77%), educação (7,48%) e habitação (0,07%).
Com informações Agência Brasil
-
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção -
Saiba como adquirir muda no Viveiro na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir