Covid: Sesapi alerta sobre necessidade de completar o esquema vacinal
Segundo o governo do estado do Piauí, apesar da baixa nos números, a Sesapi se mantém vigilante em relação à vacinação.
O Comitê de Operações Emergenciais (COE), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), tornou o uso de máscaras no Piauí facultativo. Essa decisão foi tomada, com base em dados epidemiológicos que apontam uma redução no número de óbitos e novos casos da Covid-19.
Segundo o governo do estado do Piauí, apesar da baixa nos números, a Sesapi se mantém vigilante em relação à vacinação, principalmente sobre a necessidade de a população completar o esquema vacinal.
De acordo com o governo, um levantamento realizado pela Coordenação de Imunização da Sesapi aponta que apenas 40,26% da população acima de 18 anos completou o esquema vacinal com as duas doses de reforço. Já o grupo de 12 a 17 anos, se encontra com uma taxa de 46% de primeira dose de reforço aplicada.
Conforme a coordenação, no estado a faixa etária a partir de 18 anos possui 2.402.806 pessoas aptas a receber as vacinas. Desse total, 2.326.316 tomaram a primeira dose e 2.203.830 receberam a segunda dose. Já com o primeiro reforço estão 1.773.216, quantidade equivalente a 73,79% desse público, e com o segundo reforço, dose essencial para completar o esquema vacinal, estão apenas 967.592 piauienses.
Segundo o governo, o público estimado na população de 12 a 17 anos é de 318.135 pessoas, sendo que 303.565 tomaram a primeira dose e 270.660 a segunda dose. Porém, no esquema de reforço apenas 147.161 completaram o esquema vacinal com a primeira.
Para a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Leila Santos, é inegável que as vacinas têm um grande impacto na redução dos casos. “É inegável que as vacinas têm um grande impacto na redução dos números de caso, internações e óbitos. “A Sesapi pede que a população procure os postos de saúde para colocar seu esquema vacinal em dia. A flexibilização de medidas, como o uso facultativo de máscaras, depende diretamente da queda dos números de casos, internações e óbitos, tendo em vista a comprovação da influência das vacinas nos dados epidemiológicos”, explicou a superintendente.
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa.Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal,Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir