Viagora

Núcleo de Memória da Justiça piauiense inaugura novo espaço

Conforme o TJPI, o espaço idealizado pelo Núcleo de Memória é um local de revisitação da história do Poder Judiciário.

Na tarde desta quinta-feira (5), às 17h, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), através do Núcleo de Memória, realiza a inauguração do espaço permanente Memória localizado na Avenida Padre Humberto Pietro grande, bairro São Raimundo em Teresina.

Conforme o TJPI, o espaço idealizado pelo Núcleo de Memória é um local de revisitação da história do Poder Judiciário do Piauí ao longo de mais de 130 anos, desde a instalação da primeira comarca no Estado, em Oeiras, por meio da Carta Régia de 18 de março de 1722, de Dom João V.

Para o desembargador aposentado Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, presidente do Núcleo de Memória do TJPI, o espaço concentra várias peças históricas como forma de preservar e disseminar a história da Justiça Piauiense.

“Esse espaço é fruto de um projeto ousado, idealizado a partir do Núcleo de Memória, por meio da Portaria Conjunta 239/2020, de 27 de janeiro de 2020 e tem o objetivo de atuar no campo da memória e da história do Judiciário do Piauí, através do projeto Memória Viva. Promovendo exposições itinerantes e recuperação da história material e imaterial da justiça estadual.”, destacou o presidente.

De acordo com o Tribunal, o acervo ainda conta com pratarias, quadros, móveis usados por serventuários da justiça, livros de posses do Tribunal de Justiça e de comarcas e cartórios da capital e do interior. Entre as peças catalogadas, ao longo de dois anos, que estarão em exposição, no dia 06 de janeiro, está o púlpito das comarcas de Oeiras e Jerumenha; cadeiras e mesas do antigo Tribunal de Justiça, da Praça da Bandeira; termo de posse dos magistrados e servidores do TJPI dos últimos 100 anos; registros de imagens e áudios de posses e cerimônias cívico religiosa do judiciário piauiense de meados do século XX, entre muitos outros.

Mais conteúdo sobre:

TJPI

Facebook
Veja também