Rafael apresenta plano de desenvolvimento do Piauí a empresários
Segundo o Governo do Piauí, na reunião, o governador e os secretários ouviram as sugestões apresentadas e convidaram os empresários a fortalecerem a parceria com o setor público.
Conforme a apresentação feita pelo governador no Piauí, Rafael Fonteles, em uma reunião na sede da Federação da Indústrias do Piauí (Fiepi), nessa segunda-feira (30), com representantes da entidade, empresários e diretores sindicais do setor.
De acordo com a apresentação do governador, as três vertentes do “maior projeto de desenvolvimento da história do Estado é o Piauí Tech, Piauí Agro e Piauí Verde.

Segundo o Governo do Piauí, na reunião, o governador e os secretários ouviram as sugestões apresentadas e convidaram os empresários a fortalecerem a parceria com o setor público e pensarem juntos o desenvolvimento econômico do Estado.
De acordo com Rafael Fonteles, o Piauí tem vive hoje um ambiente político bastante favorável a grandes investimentos. “Todo lugar do mundo que se desenvolveu foi a partir de uma união de esforços e com um ambiente político-institucional adequado, propício para isso. Temos, hoje, uma estabilidade institucional”, afirma o governador.
Para Rafael, o grande desafio é ligar o Norte e o Sul do estado, de preferência passando pela capital, Teresina. “Esse é o maior projeto de desenvolvimento econômico do Estado. Tudo passa a fazer sentido”, ressaltou o governador.
Conforme o governo os principais eixos do plano estratégico são a implantação do anel rodoviário da soja, da hidrovia do Rio Parnaíba e terminais hidrovários (700 km), a ferrovia, o Porto de Luís Correia, criação de Parques Empresariais (ao menos 10 nos próximos quatro anos), a consolidação da Zona de Processamento de Exportação e a criação de Distritos de Inovação.
Em relação ao Porto de Luís Correia, Rafael explicou que não faz sentido o Piauí não ter porto, levando em conta a quantidade de produção de grãos do Estado. “Temos uma produção de 6 milhões de toneladas de grãos em que 70% é exportada e somente 30% fica aqui. O Matopiba produz 30 milhões de toneladas de grãos e só escoa pelo Porto de Itaqui e uma pequena quantidade pelo Oeste da Bahia”, afirmou Rafael.
A aposta do governador é no apoio da iniciativa privada para alcançar a meta ousada de gerar 80 mil novas oportunidades de trabalho nos quatro anos de governo. “A forma de atração de investimento não é somente com atrativo fiscal, o que mais se trabalha no mundo inteiro é a infraestrutura logística e a qualificação da mão de obra”, afirmou.
De acordo com Rafael Fonteles, o Piauí tem que qualificar a população para o ensino técnico e tecnológico. “Estamos já na indústria 4.0, do mundo digital, temos que qualificar o nosso povo cada vez mais para o ensino técnico e tecnológico. Essa parceria com o sistema S de forma geral é muito salutar”, afirma o governador.
Segundo o governo do Piauí, para isso acontecer todas as escolas estaduais em escolas serão transformadas em tempo integral e técnica. A Escola Engenheiro Sampaio será referência para a formação de programadores. Em março, será lançado um edital de startups na área de saúde digital (MIT Reap), um investimento de R$ 2 milhões para 75 startups.
Já em maio, em frente da estação ferroviária, será inaugurado o HUB da Investe Piauí. O Estado também formalizou parceria com a APEX que viabilizará o programa de fomento às exportações piauienses “Made in Piauí”.
Para o presidente da Fiepi, Zé Filho, o objetivo é construir essa ponte dos industriais com o Governo do Estado. “O nosso objetivo é construir essa ponte dos industriais com o Governo do Estado. Somos parceiros e queremos ajudar o governador a construir um Piauí desenvolvido. Essa é uma aproximação necessária porque gera emprego e o emprego é bom para o Piauí. Isso que queremos alinhar cada vez mais com o governador”, afirmou Zé Filho.
Rafael Fonteles
Governo do Piauí
Federação das Indústrias do Estado do Piauí - FIEPI
Curso gratuito de montagem e manutenção de som está com inscrições abertas em Teresina
A capacitação oferece formação prática e teórica para jovens e adultos a partir dos 16 anos; inscrições foram ate 20 de abrilSilvio Mendes recebe visita de representantes do Pacto Pelas Crianças e TCE
O encontro teve como objetivo apresentar o Plano Estadual pela Primeira Infância e discutir possíveis parcerias com a gestão municipal.Contribuintes podem doar parte do Imposto de Renda ao Fundo da Pessoa Idosa no Piauí
O processo de doação pode ser feito direto na declaração por meio da opção “Doações Diretamente na Declaração”.Governo do Piauí decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco
Medida foi publicada no diário oficial e reconhece o legado espiritual e social do pontífice argentinoSAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir