TJ-PI e UFPI discutem parceria para combate a violência contra mulher
De acordo com o TJ-PI, também estão sendo discutidos parcerias em projetos nas áreas de esportes e socioambiental.
Nesta terça-feira (31), o presidente do Tribunal e Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida Sousa, e o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gilásio Guedes, se reuniram para tratar sobre uma possível parceria no enfrentamento da violência contra a mulher.
Na ocasião, o presidente do TJ-PI comentou que é um momento de garantir que crimes como o que ocorreu no campus da Universidade Federal do Piauí, o estupro e morte da estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, sejam punidos severamente, e além disso buscar alternativas de ações de prevenção.
“O Piauí e todo o Brasil ainda estão chocados com a morte da estudante na UFPI. Mais que lamentar, é momento de buscarmos alternativas de ação, não só para garantir a punição severa a esse tipo de crime, mas de educação de toda a sociedade”, disse.
Ainda de acordo com o desembargador Hilo de Almeida Sousa, em 2023, assim como em anos anteriores, o enfrentamento a violência domestica e familiar será uma prioridade do Poder Judiciário. “Já é o sétimo ano consecutivo que os Tribunais se comprometem em priorizar o julgamento dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Só ano passado, o TJ-PI julgou 62 casos de feminicídio no Estado e mais de 6 mil medidas protetivas solicitadas. São dados que chamam atenção para ações concretas de todas as instituições”, comunicou.
O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, comentou que a comunidade acadêmica está buscando providências e parcerias para dar uma resposta ao crime cometido no campus da instituição federal. “A comunidade universitária ainda está em luto e estamos buscando providências e parcerias para dar uma resposta a esse crime absurdo. Amanhã, também vou me reunir com a Secretária Estadual da Mulher e nosso objetivo é enfrentar o problema de frente”, comentou.
De acordo com o Tribunal de Justiça, desde de 2017, a Meta Nacional nº 08 tem estabelecido como meta, assim como os demais tribunais em território nacional, o compromisso em relação às ações judiciais que buscam a responsabilização pelos assassinatos de mulheres cometidos em função do gênero e outras violências contra mulheres.
Ainda de acordo com o TJ-PI, também estão sendo discutidos parcerias em projetos nas áreas de esportes e socioambiental. O desembargador-presidente, afirma que a UFPI e o TJ-PI possuem o objetivo de se aproximar da comunidade.
“A Universidade Federal será uma grande parceira. Além de ser uma instituição que possui grande parte do capital intelectual piauiense, é responsável pela formação e educação de milhares de jovens. Além disso, um dos objetivos da nossa gestão frente ao TJ-PI é nos aproximarmos cada vez mais da comunidade, provando que a Justiça é uma grande parceira”, disse.
-
Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural. -
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios -
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir