Esse legado é muito negativo, diz presidente da OAB sobre Lava Jato
O Presidente Nacional da OAB fez balanço sobre a Operação investigativa durante sua visita ao Piauí.
O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional, Alberto Simonetti, durante sua visita ao Piauí conversou com a imprensa sobre as mudanças realizadas no Estatuto da Advocacia além do legado deixado pela Operação Lava Jato.
Conforme Alberto Simonetti, o direito concedido de ampliar a defesa proporciona maior independência para que o advogado possa atuar na área.
“Com essas alterações a advocacia brasileira ganhou uma proteção muito maior e direito de defesa foi extremamente ampliado. O reflexo da proteção é direto na cidadania brasileira, porque o advogado quando substitui as partes neste elo de representação perante o poder judiciário, ele necessita estar protegido pra que tenha independência e possa com a maior amplitude possível defender os direitos, esse foi o maior avanço que eu considero legislativo do ano de 2022.”, ressaltou o presidente nacional da OAB.
Operação Lava Jato
Ainda de acordo com Alberto Simonetti, durante a operação investigativa foi efetuado o mau uso das ferramentas do sistema judicial que deixou como herança uma imagem negativa dos órgãos que regem a Constituição Federal.
“Os métodos utilizados, as ferramentas processuais penais disponíveis no nosso ordenamento jurídico brasileiro elas foram muito mal utilizadas na durante a operação Lava Jato. E esse legado é muito negativo. Houve um alinhamento malicioso entre entes do sistema de justiça aonde tentaram nos prestigiar não só a advocacia, mas como a cidadania brasileira e o estado democrático de direito quando violaram princípios norteadores da Constituição Federal.”, destacou o presidente nacional da OAB.
OAB
-
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade. -
Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade Esperantina -
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026 -
Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município. -
PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir