Hemopi pede doações para reforçar estoque de sangue fator Rh negativo
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) afirmou que está com baixa no estoque de sangue com fator Rh negativo, por isso a necessidade de uma reserva estratégica.
Com a necessidade de manter uma reserva estratégica, principalmente diante do feriado de Nossa Senhora Aparecida celebrado nesta quinta-feira (12), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) informou que está precisando de reforço nas doações de sangue com fator Rh negativo.
Segundo o coordenador do Ciclo do Sangue do Hemopi, Oberdan Torres, uma grande parcela da população possui sangue com fator Rh positivo e os hemocentros enfrentam um entrave na manutenção de bolsas com os tipos sanguíneos O-, o A-, o B- e o AB-.
explica que a grande maioria da população possui sangue com fator Rh positivo. “Por esse motivo, na grande maioria das vezes, os hemocentros têm dificuldades em manter um estoque de bolsas com fator Rh negativo, porque esses tipos sanguíneos incidem em uma menor parcela da população”, explica o gestor.
Além disso, Oberdan Torres explicou que não há uma linearidade nos estoques, ou seja, dependendo da demanda existe necessidade de reforçar a reserva.
O coordenador conscientiza a população para que doe sangue e auxilie o órgão a superar a baixa no estoque. “Tem dias em que temos um estoque de sangue adequado e, às vezes, alguns tipos ficam em alerta, como agora, quando estamos precisando reforçar os sangues do tipo negativo, o O-, o A-, o B- e o AB-, para fazer um estoque estratégico. Por esse motivo, estamos pedindo e convidando a população para comparecer a uma das unidades de coleta do Hemopi para fazer a sua doação, não só esses tipos negativos, mas qualquer tipo de sangue”, disse o coordenador.
O representante do Hemopi aponta ainda que abastece hemocomponentes em todos os hospitais públicos do Piauí, bem como de unidades privadas. “É sempre importante lembrar que períodos como esse, com feriados prolongados, aumenta o fluxo de veículos nas estradas e, em consequência, o risco de acidentes e o aumento proporcional da demanda por sangue nos serviços de urgência e emergência. Por isso, precisamos estar com o estoque abastecido para atender as intercorrências”, afirma Oberdan Torres.
Doação de sangue
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal). Outro requisito é pesar acima de 50 kg e estar alimentado, não pode ingerir alimentos gordurosos antes.
O Hemopi em Teresina funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h. Além disso, está disponível nos sábados e feriados até as 17h, sem pausa para o almoço. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda a sexta de 7h30 às 18h, exceto feriados.
É preciso também estar com a documentação de identificação em mãos, como Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe. Não são aceitas fotos de documentos ou digitalizações.
Hemopi
Doação de Sangue
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir