Hemopi pede doações para reforçar estoque de sangue fator Rh negativo
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) afirmou que está com baixa no estoque de sangue com fator Rh negativo, por isso a necessidade de uma reserva estratégica.
Com a necessidade de manter uma reserva estratégica, principalmente diante do feriado de Nossa Senhora Aparecida celebrado nesta quinta-feira (12), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) informou que está precisando de reforço nas doações de sangue com fator Rh negativo.
Segundo o coordenador do Ciclo do Sangue do Hemopi, Oberdan Torres, uma grande parcela da população possui sangue com fator Rh positivo e os hemocentros enfrentam um entrave na manutenção de bolsas com os tipos sanguíneos O-, o A-, o B- e o AB-.
explica que a grande maioria da população possui sangue com fator Rh positivo. “Por esse motivo, na grande maioria das vezes, os hemocentros têm dificuldades em manter um estoque de bolsas com fator Rh negativo, porque esses tipos sanguíneos incidem em uma menor parcela da população”, explica o gestor.
Além disso, Oberdan Torres explicou que não há uma linearidade nos estoques, ou seja, dependendo da demanda existe necessidade de reforçar a reserva.
O coordenador conscientiza a população para que doe sangue e auxilie o órgão a superar a baixa no estoque. “Tem dias em que temos um estoque de sangue adequado e, às vezes, alguns tipos ficam em alerta, como agora, quando estamos precisando reforçar os sangues do tipo negativo, o O-, o A-, o B- e o AB-, para fazer um estoque estratégico. Por esse motivo, estamos pedindo e convidando a população para comparecer a uma das unidades de coleta do Hemopi para fazer a sua doação, não só esses tipos negativos, mas qualquer tipo de sangue”, disse o coordenador.
O representante do Hemopi aponta ainda que abastece hemocomponentes em todos os hospitais públicos do Piauí, bem como de unidades privadas. “É sempre importante lembrar que períodos como esse, com feriados prolongados, aumenta o fluxo de veículos nas estradas e, em consequência, o risco de acidentes e o aumento proporcional da demanda por sangue nos serviços de urgência e emergência. Por isso, precisamos estar com o estoque abastecido para atender as intercorrências”, afirma Oberdan Torres.
Doação de sangue
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal). Outro requisito é pesar acima de 50 kg e estar alimentado, não pode ingerir alimentos gordurosos antes.
O Hemopi em Teresina funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h. Além disso, está disponível nos sábados e feriados até as 17h, sem pausa para o almoço. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda a sexta de 7h30 às 18h, exceto feriados.
É preciso também estar com a documentação de identificação em mãos, como Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe. Não são aceitas fotos de documentos ou digitalizações.
Hemopi
Doação de Sangue
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir