Eclipse solar anular pode ser visto no Piauí depois das 15h neste sábado
Na ocasião, a lua vai cobrir a maior parte do disco solar, deixando apenas um anel brilhante na borda.
O eclipse anular do sol que ocorrerá neste sábado (14) poderá ser visto do Brasil, o evento cósmico, a lua vai cobrir a maior parte sol, deixando apenas um anel brilhante na borda.
O Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, vai transmitir o eclipse em evento virtual O Céu em sua Casa: Observação Remota.
A transmissão terá início às 11h30 da manhã (horário de Brasília) quando o eclipse estiver começando na costa oeste dos Estados Unidos, e vai acompanhar todo seu percurso até que chegue ao seu final na costa leste do Brasil em torno das 17h30.
De acordo com o doutor em Astrofísica Leonardo Almeida, professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT)O o eclipse anular ocorre quando a Lua, como vista a partir da Terra, parece menor que o Sol.
Esse fenômeno é bem diferente de um eclipse total, quando a lua cobre completamente o disco solar, deixando apenas a coroa solar visível. Segundo o Observatório Nacional, o eclipse anular ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, e nesse momento a Lua aparece menor, o que permite que este anel seja visível no eclipse.
De acordo com Dr. Almeida aponta que essa diferença se deve ao fato de que a órbita da lua ao redor da Terra não é circular, o que faz com que a distância entre ambas varie ao longo do período de translação da Lua.
Piauí
O fenômeno está previsto para iniciar às 15h18 em Teresina e se estende por volta de até às 16h41. O planetário da Universidade Federal do Piauí, no campus Petrônio Portella, no espaço Rosa dos Ventos é um local indicado para acompanhar o eclipse.
Por: Alexia Dias
Com informações de Agência Brasil
Brasil
Esperantina foi reconhecida com o Selo Ouro de Alfabetização
O selo é um reconhecimento ao esforço da gestão municipal em garantir que as crianças de Esperantina estejam alfabetizadas na idade certa, por meio de políticas públicas eficientes.Ministério Público do Trabalho investiga Sterlix Ambiental em Teresina
A empresa informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e reforçou seu compromisso em construir um ambiente de trabalho saudável.Acidente envolvendo motocicleta deixa idoso morto em Beneditinos
De acordo com informações o acidente fatal aconteceu na noite dessa quinta-feira (24).Semarh emite alerta de chuvas intensas no Piauí até o fim de abril
As regiões atingidas serão as microrregiões do Baixo Parnaíba e a faixa litorânea, além de municípios da microrregião de Campo Maior.Silvio Mendes vai enviar à Câmara projeto para criação do Fundo Municipal da Juventude
Conforme a prefeitura, o fundo vai proporcionar autonomia a SEMJUV e permitirá financiamento de projetos e organizações da sociedade civil.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir