Ações de enfrentamento à violência de gênero são promovidas em Teresina
De acordo com a prefeitura, foi possível observar que existem fatores específicos que dificultam desde a denúncia até o acolhimento dessas mulheres que são vítimas de violência em territórios rurais
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), divulgou que realizou um levantamento com base em dados nacionais disponibilizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
O estudo mostrou que mais da metade das mulheres que vivem em territórios rurais no Brasil já sofreram violência doméstica. Os dados também apontaram que 35% dos casos de violência doméstica foram praticados pelo marido da vítima.
A assistente social e pesquisadora da SMPM, Suzianne Santos, destaca as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que vivem em territórios rurais. “Fatores que agravam a vivência de mulheres que se encontram nos territórios rurais, um deles é a dificuldade de acesso a projetos educativos, a vítima não tem contato com informações. Justamente pela distância geográfica dos grandes pólos de serviços que possuem atendimentos voltados para elas”, disse a assistente social.
De acordo com a prefeitura, ainda foi possível observar que existem fatores específicos que dificultam desde a denúncia até o acolhimento dessas mulheres que são vítimas de violência em territórios rurais. Alguns deles são: A demora para ter acesso a hospitais, delegacias e serviços de assistência social, medo de denunciar e não ser acolhida, além da falta de recursos financeiros.
Segundo o levantamento, foi possível outro dado importante, 46% das vítimas já tinham ouvido falar ou conheciam serviços de apoio à mulheres em situação de violência. É no sentido de informar e levar conhecimento a essas mulheres que a SMPM desenvolveu o projeto “Entre margaridas: juntas contra a violência” que tem como objetivo promover ações de enfrentamento à violência de gênero, voltado para mulheres que residem na zona rural de Teresina.
O Entre Margaridas é um projeto da SMPM com o intuito de promover ações de enfrentamento à violência de gênero, voltado para mulheres que residem na zona rural da capital. O projeto tem como foco principal ampliar o conhecimento de mulheres sobre as desigualdades de gênero e violência.
Por: Alexia Dias
Prefeitura de Teresina
Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM)
Delegacia da Mulher
-
Prefeitura de Esperantina abre inscrições para o Auxílio Universitário 2025
O objetivo do programa é contribuir para cobrir despesas relacionadas ao transporte, material didático e outras necessidades acadêmicas. -
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade. -
Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade Esperantina -
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026 -
Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir