Aplicativo Gov.Pi Cidadão permite confirmação de inscrição no Enem
A plataforma virtual do Governo do Piauí oferece benefícios para os estudantes, que podem receber incentivos da Seduc
Lançado pelo Governo do Estado no último dia 18 de setembro, o aplicativo Gov.Pi Cidadão possibilita a realização de diversos serviços públicos à população piauiense, de forma online e gratuita. A plataforma promove benefícios para, por exemplo, os estudantes, que podem informar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através do aplicativo.
De acordo com a gestão estadual, o estudante receberá vários incentivos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ao efetuar a confirmação de inscrição do Enem no sistema.
Rafael Fonteles, governador do Piauí, durante o evento de lançamento da plataforma, que ocorreu no Palácio de Karnak, reforçou que o Gov.Pi Cidadão permite que serviços públicos sejam ofertados em um âmbito virtual seguro, rapidamente. A iniciativa visa reduzir o tempo que o cidadão gasta para ter acesso aos serviços, especialmente em casos que exigem o comparecimento a alguma repartição pública.
Segundo o Governo, para informar a inscrição do Enem, o estudante deve acessar o Gov.Pi Cidadão, através do site oficial do Governo ou por meio do aplicativo, disponível nas lojas virtuais Google Play Store ou Apple Store. Em seguida, é preciso escolher o método de login, que inclui a utilização da plataforma oficial aceita pelo sistema, o Gov.br, e também o login pelo ID Digital oficial do Estado do Piauí, se o cidadão possui o RG digital do Piauiense – disponível gratuitamente para as novas cédulas de identidade emitidas a partir de outubro de 2022.
A gestão estadual informa que, logo após, o estudante deve clicar no card do aluno, selecionando que você gostaria de informar a inscrição do Enem, ao clicar na card azul. Em seguida, é preciso informar o número de inscrição do Enem no campo correspondente e clicar em “confirmar’.
De acordo com o Governo, o serviço oferecido pelo Gov.Pi Cidadão pode ser utilizado pelos alunos da rede estadual de ensino e/ou seus responsáveis, gratuitamente. A informação é repassada de maneira imediata para a Secretaria de Educação.
O Governo do Estado ainda afirma que informar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promove diversas vantagens tanto para o estudante quanto para a sua instituição de ensino. Além disso, o serviço possibilita que a escola acompanhe o desempenho do estudante nas provas, permitindo que os educadores identifiquem áreas de melhoria e forneçam suporte acadêmico específico, buscando auxiliar no alcance de melhores resultados.
Além disso, a gestão estadual informa que as instituições de ensino podem utilizar os resultados do Enem para identificar as necessidades educacionais de cada um dos seus alunos, individualmente, o que ajuda a adaptar o currículo e as estratégias de ensino. Há também o benefício relacionado a orientação vocacional e acadêmica, auxiliando na determinação e compreensão das habilidades e interesses e orientando o estudante na escolha de cursos e carreiras que sigam suas metas.
O serviço oferecido pelo Gov.Pi Cidadão também traz benefícios durante a preparação para o Ensino Superior, já que a escola pode fornecer orientações acerca das melhores formas de preparo para o Enem e outros exames de admissão, auxiliando no aumento das chances de ingressar em uma instituição de ensino superior. A plataforma ainda inclui benefícios relacionados a bolsas de estudo, programas de incentivo e planejamento educacional.
Governo do Piauí
Educação
Secretaria de Estado da Educação - Seduc
Exame Nacional do Ensino Médio - Enem
Rafael Fonteles
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir