Viagora

TJ-PI apresenta projetos em fórum sobre violência doméstica no RS

O evento teve como tema: “O papel do Judiciário na implementação de políticas públicas no enfrentamento da violência contra mulheres e meninas”.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), participou durante os dias 24 a 27 de outubro do XV Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid). O evento aconteceu no Rio Grande Sul e foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), e teve como tema: “O papel do Judiciário na implementação de políticas públicas no enfrentamento da violência contra mulheres e meninas”.

De acordo com o TJ-PI, o órgão apresentou dois projetos notórios: o Projeto Libélula, do Núcleo de Justiça Restaurativa (NUJUR), e o Projeto Justiça e Informação: Violência Contra a Mulher, Não!, desenvolvido pelo juiz Silvio Valois Cruz Junior, da Comarca de Monsenhor Gil, em parceria com a Corregedoria Geral do Estado do Piauí (CGJ-PI) e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do (CEVID).

Foto: Divulgação/TJ-PITJ-PI apresenta projetos no XV Fonavid no Rio Grande do Sul
TJ-PI apresenta projetos no XV Fonavid no Rio Grande do Sul

A Assessora de Magistrado da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, Williane Carvalho Cardoso, realizou a apresentação do Projeto Libélula, disse que a oportunidade é um grande reconhecimento do trabalho desenvolvido pela comarca.  “Apresentar no Fonavid essa prática que para nós é tão importante e corresponde a um verdadeiro mecanismo de difusão da cultura da não violência contra a mulher é um marco importantíssimo de visibilidade”, destaca.

Williane Carvalho disse que o Projeto Libélula visa o acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica que possuam medida protetiva de urgência em vigor concedida pela 1ª Vara Criminal de Parnaíba, e, através da realização de círculos de diálogo na metodologia da Justiça Restaurativa, oportuniza uma troca de experiências por meio da escuta e da liberdade de fala entre pessoas que recorreram de igual maneira ao Poder Judiciário.

 “A realização dos encontros vem mudando a vida de dezenas de mulheres em Parnaíba e região, e tem se mostrado uma grande aliada no combate à violência doméstica e familiar contra à mulher. Trazer notoriedade a essa prática é para nós motivo de grande alegria”, disse a Assessora.

“Durante a execução do projeto, conversamos com mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com homens autores de violência e também fomos às escolas, para orientar os alunos para que possam reconhecer, em seus lares, situações de violência doméstica. Desse modo, queremos contribuir com nossa experiência”, explicou o juiz da Comarca de Monsenhor Gil, Silvio Valois Cruz Junior.

Facebook
Veja também