Assembleia Legislativa do Piauí vai analisar novo Refis
De acordo com o deputado Franzé Silva, presidente da Alepi, a votação do Refis 2023 no plenário deve ser realizada até a próxima quarta-feira (01)
Nesta segunda-feira (30), o Governo do Estado anunciou que foi enviada à Assembleia Legislativa uma mensagem que aborda a instituição do Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis 2023). O texto de número 143 diz respeito ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da Taxa de Licenciamento do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), e ao Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCMD).
Conforme informações da gestão estadual, os débitos podem ser constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive ajuizados. O secretário da Fazenda, Emílio Júnior, afirma que, através do projeto, o Governo visa facilitar o processo de regularização da população.
“Com essa campanha de negociação de débitos, o objetivo do governo é criar condições para o incremento da arrecadação estadual, no que se refere aos impostos e taxa citados, assim como disponibilizar aos contribuintes alternativas para regularizarem sua situação tributária perante o Fisco estadual”, declarou o gestor da Sefaz.
Segundo o Governo do Piauí, a mensagem ainda deve tramitar nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), antes de ser encaminhada para votação no plenário. De acordo com o deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Alepi, as matérias enviadas para a Assembleia ainda serão analisadas pelos parlamentares.

“Nós iremos fazer a leituras dessas três matérias, enviadas pelo executivo, e elas irão tramitar nas comissões. Acreditamos que, até quarta-feira (01), nós já tenhamos apreciado nas comissões e feito a votação no plenário, para que possa ser encaminhado ao executivo, para a sanção”, disse o deputado.
Ainda segundo Franzé Silva, o projeto apresenta uma melhoria, especialmente nesta época do ano. “Há o caso específico da anistia de multas e juros, que é uma forma de fazer com que haja uma melhoria, num momento importante, que é o final de ano, quando as empresas precisam se capitalizar e boa parte delas precisa de crédito. Então, é um momento em que as empresas quitam os seus débitos tributários, para que possam ter acesso ao crédito, fazer estoque e melhorar a parte comercial no fim de ano”, finalizou o presidente.
O Governo do Piauí informa que a mensagem propõe que, em caso de pagamento integral, o débito pode ser pago com redução de 95% das multas e dos juros de mora, dos impostos e da taxa supracitados. Além disso, a diminuição também pode ser aplicada aos créditos parcelados em curso.
Dessa forma, segundo a gestão estadual, os créditos fiscais relativos a multas e juros de mora decorrentes do atraso no pagamento dos referidos impostos ficam dispensados, na maneira definida pela mensagem do Governo.
Conforme informações, a mensagem ainda estabelece que, no caso do ICMS, o parcelamento dos débitos pode ser realizado em três vezes (com 90% de desconto dos juros e multas punitivas e moratórias), em seis vezes (com 80% de desconto de juros e multas), em doze vezes (com 70% de desconto de juros e multas), ou em até noventa parcelas. Nesta última opção, o contribuinte deve apresentar uma entrada mínima de 20% do valor total do crédito tributário.
O Governo do Piauí afirma que, no que diz respeito aos débitos relativos ao IPVA e ITCMD, o parcelamento pode ser feito em três, seis ou até doze vezes. Neste caso, os descontos serão de 90%, 80% e 70%, respectivamente.
Governo do Piauí
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Franzé Silva
ICMS
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessadosZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregosInscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos.Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do PiauíCâmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir