Viagora

Rafael Fonteles participa do Encontro Anual de Líderes em SP

Durante o evento, o governador discorreu sobre o posicionamento do Piauí no que diz respeito ao hidrogênio verde e ao processo de transição energética.

Nessa sexta-feira (6), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou da 16ª edição do Encontro Anual de Líderes, evento promovido em São Paulo pela Comunitas, uma organização da sociedade civil que estimula parcerias entre governo, organizações não governamentais (ONGs) e o setor privado, visando o desenvolvimento do Brasil. Na ocasião, o chefe executivo do Estado exaltou as vantagens competitivas do Piauí diante dos demais estados, no que diz respeito ao processo de transição energética e à produção de hidrogênio verde.

De acordo com o Governo do Piauí, o gestor fez parte de um painel que abordou a economia verde, que também contou com a presença dos governadores Helder Barbalho (Pará) e Ronaldo Caiado (Goiás), do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e ainda de dirigentes de grandes empresas brasileiras de energia. A oportunidade também teve a participação dos governadores Tarcísio de Freitas (SP), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Raquel Lyra (Pernambuco) e Ratinho Júnior (Paraná), além da ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíEncontro Anual de Líderes, em São Paulo
Encontro Anual de Líderes, em São Paulo

Conforme o governo, Rafael Fonteles reforçou que a transição energética e a economia verde são dois pilares de sua gestão. “O Piauí e o Brasil têm a oportunidade única para serem líderes mundiais nesse segmento. Embora a transição efetiva seja algo para daqui a cinco ou dez anos, as decisões têm de ser tomadas agora, visando um futuro próspero”, afirmou.

O Governo do Estado destacou também que durante o evento, o chefe do governo piauiense ressaltou as vantagens comparativas do Piauí em relação aos demais estados brasileiros e países. “Temos uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação), um porto com obras em andamento, já somos potência em energias solar e eólica, além de sermos privilegiados em recursos hídricos. Outro ponto importante é que o Piauí é o lugar mais barato para se produzir energia limpa na forma de hidrogênio e derivados”, esclareceu Rafael.

Segundo o governador, o Piauí tem expressado seu firme posicionamento no que diz respeito à busca por investidores privados e à tentativa de tornar o ambiente de negócios cada vez mais facilitado. “O nosso grande objetivo é colocar o Piauí como grande referência em toda a América do Sul nas discussões envolvendo as energias renováveis, especialmente no que diz respeito ao hidrogênio verde”, declarou.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíRafael Fonteles, Washington Bandeira e Washington Bonfim
Rafael Fonteles, Washington Bandeira e Washington Bonfim

Na ocasião, Rafael Fonteles ainda utilizou a ótica do Piauí, se baseando nos planos da gestão do Estado durante a sua gestão, quando questionado sobre como imagina o Brasil em 20 anos. “Imaginamos um país em que as escolas em tempo integral sejam universalizadas, contendo ensino profissional e técnico dentro da grade curricular, como faremos no estado até 2025. Queremos um país em que todos ou a maioria dos serviços públicos sejam digitalizados, como estamos fazendo com o Gov.Pi Cidadão. Por fim, queremos ser uma potência mundial em energias renováveis”, disse o Governador.

Ainda de acordo com o Governo do Piauí, também estiveram no evento: Washington Bandeira, secretário estadual da Educação, e de Washington Bonfim, secretário estadual do Planejamento.

Facebook
Veja também