PIB do Piauí tem crescimento de 6,2%, em 2021, aponta IBGE
O relatório do Produto Interno Bruto estadual foi apresentado nesta sexta-feira (17), pelo secretário de Planejamento, Washington Bonfim
Nesta sexta-feira (17), o Governo do Piauí publicou o relatório referente aos números das Contas Regionais e do Produto Interno Bruto do Piauí (PIB). O responsável pela apresentação dos resultados, referentes ao ano de 2021, foi o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, e o gerente de Planejamento e Gestão Administrativa da Superintendência Estadual do IBGE no Piauí, José Tavares.
Conforme informações da gestão estadual, o PIB piauiense teve o maior crescimento acumulado dentre todos os estados da região Nordeste na série histórica, de 2002 a 2021. Além disso, o resultado apresentado pelo Estado foi o 4º maior em todo o Brasil, com 93,5%. Os números estão disponíveis para consulta através do link https://admin.pi.gov.br/uploads/SEP_17_730637f0cb_069133aefc.pdf.
O Governo afirma que o PIB per capita do Piauí teve o maior aumento percentual em todo o país, com crescimento de 697,5%. O estado registrou valor de R$ 19.465,69 no ano de 2021, com variação nominal de 13,3%, o que se iguala a 46,1% do valor do PIB per capita brasileiro.

José Tavares, gerente do IBGE, ressaltou que o PIB se comporta como carro-chefe entre os indicadores econômicos. “A gente fica feliz como piauiense, pelo crescimento que o estado vem registrando ano a ano, acima da média. São índices que a gente deve valorizar, enquanto sociedade, para que se desenvolva ainda mais”, afirmou o gestor.
A gestão estadual informa que a avaliação do Valor Adicionado Bruto (VAB), de acordo com os setores de atividade econômica, indicou participações de 72,1% dos serviços, 14,3% da indústria e 13,6% da agropecuária no âmbito da economia estadual. Os números do VAB equivalem a contribuição acrescida ao PIB por cada setor da economia, sendo deduzido o valor dos insumos usados por eles, em um período específico, no processo produtivo.

Durante a apresentação do relatório estadual, Washington Bonfim divulgou os resultados piauienses e ressaltou setores que se destacaram na economia do Estado. “Este é um momento importante para o Piauí e as notícias são boas. No próximo mês faremos trabalho semelhante divulgando os PIB's municipais”, declarou o secretário de Planejamento.
De acordo com o Governo Estadual, o setor serviços continua a predominar no Piauí. Entretanto, nos últimos anos, pôde-se perceber uma alteração na participação, favorável à agropecuária e à indústria, o que é causado, principalmente, pelo crescimento da produção e rendimento médio do cultivo da soja e demais cereais e, também, pela relevância da expansão dos empreendimentos de energias renováveis no Estado, como a eólica e a solar.
Washington Bonfim
PIB
Governo do Piauí
Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan)
-
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir