Piauí quer atingir 95% de cobertura vacinal contra febre aftosa
A 2ª etapa da campanha de vacinação, se estenderá até o dia 30 deste mês para animais de zero a 2 anos de idade
O Piauí está intensificando a campanha de vacinação de rebanhos bovino e bubalino, contra febre aftosa. A 2 ª etapa da campanha, se estenderá até o dia 30 deste mês para animais de zero até 2 anos de idade.
A previsão da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) é de vacinar 600 mil animais. O próximo passo vai ser o status de área livre da febre aftosa sem a vacinação.
Segundo o secretário da Sada, Fábio Abreu, espera alcançar o maior patamar de vacinação. Ano passado foi alcançado 93% de cobertura vacinal. "Nosso objetivo é aumentar esse percentual para que nós possamos, definitivamente, comprovar para o Ministério da Agricultura que o Estado do Piauí fez a sua parte e vai estar habilitado a sair da classificação de um estado livre da aftosa, mas com a vacinação", frisa o gestor.
De acordo com Abreu, o estado chegou ao índice de 95.7% de cobertura vacinal na primeira etapa deste ano de 2023, sendo que o ministério exige 90% de cobertura, o que significa que o Piauí passou da exigência do Ministério.
O produtor adquiriu a capacidade de saber que o estado com um alto índice de vacinação vai obedecer aos protocolos do Ministério e sair dessa classificação.
"O mais importante é o Estado do Piauí sair da classificação junto com os demais estados. Às vezes, as pessoas não têm noção que se o Piauí não sair da classificação e continuar com a vacinação e o Maranhão, por exemplo, sair da classificação, passar para uma zona livre sem vacinação, o produtor do Piauí não vai poder, em hipótese alguma, exportar algum tipo de animal para o Maranhão, é como se ficasse isolado, porque os estados do Maranhão e Tocantins já estão bem avançados", pontua Fábio Abreu.
Com a novidade de que o produtor vai ter a comodidade de fazer essa informação via sistema sem a necessidade de ter que se deslocar ao posto da Adapi e fazer essa comunicação, que vai ser via internet. "Queremos nesta segunda etapa de vacinação chegar a mais de 95% de cobertura, que é o nosso objetivo para comprovarmos que o Estado do Piauí vai sair dessa classificação com a vacinação", finaliza Abreu.
Por: Noely Alvarenga
Febre Aftosa
Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada)
Fábio Abreu
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produçãoSaiba como adquirir muda no Viveiro na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade.2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos.Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões.Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir