Operação da Semarh-PI fiscaliza rios Parnaíba e Poti durante a Piracema
A Piracema é uma época em que grandes cardumes sobem até às cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza, com o intuito de realizar a desova e a reprodução.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), em parceria com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e o Corpo de Bombeiros, intensificam os trabalhos de fiscalização nos rios Parnaíba e Poti durante o período da Piracema, iniciado em novembro passado e que se estenderá até o dia 16 de março de 2024.
Segundo a secretaria, o objetivo é impedir a prática de pesca irregular e predatória no período de reprodução dos peixes. A Piracema ocorre quando algumas espécies de peixes nadam, em busca de locais adequados para reprodução e alimentação. Se esse fenômeno for interrompido, a reprodução pode ser prejudicada.

Nos dias 14 e 15 de dezembro, a Semarh, a DPMA e o Corpo de Bombeiros realizaram a Operação Piracema na região do Encontro dos Rios Parnaíba e Poti, em Teresina. A ação resultou na liberação de mais de 200 espécies de peixes, como piau, branquinha, piaba, cascudo e mandi. Paralelamente, foram apreendidos mais de 1.200 metros de redes de pesca, com maior incidência no rio Poti, entre a ponte da Santa Maria e o Encontro dos Rios.
Além da fiscalização dos rios, foram inspecionados condomínios da zona leste da capital, com intuito de verificar possíveis irregularidades no descarte de dejetos, que eventualmente poderão causar a contaminação das lagoas que recebem esses esgotos.
O diretor de fiscalização da Semarh, major Dênio Marinho, destacou o trabalho realizado pela equipe da Secretaria nas operações de fiscalização.
“A Semarh continuará realizando essas missões de forma empenhada, além de levar informações e orientações necessárias no sentido de coibir infrações e crimes ambientais”, finaliza o diretor.
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Cabe ao Charles da Silveira à reconsideração, diz Silvio Mendes sobre retorno a FMS
O gestor foi enfático ao afirmar que a decisão de deixar o cargo do alto escalão partiu do próprio Charles da Silveira, logo caberá a ele a reconsideração.Serviços da Patrulha Cidadã reforçam a segurança em Parnaíba e Picos
Segundo o governo, para essa operação foram investidos R$ 500 mil, sendo R$ 250 mil para cada município, em uma parceria entre Secretarias de Planejamento, Segurança Pública e Policia Militar.Rafael Fonteles lançará livro com diretrizes para o desenvolvimento do Piauí
Segundo o governo, o livro vai ser lançado no evento Papo de Governança no dia 26 de fevereiro, que ocorre de 8h às 12h, no centro de Convenções de Teresina.Prefeitura de Teresina decreta ponto facultativo no Carnaval
Segundo a prefeitura, o intuito da gestão é possibilitar a manutenção da tradição cultural do paísTJ-PI participa da inauguração da Central de Monitoramento Eletrônico de Teresina
O juiz Marcus Klinger aproveitou a oportunidade para apresentar o processo de realização do exame criminológico no Estado como um requisito para a progressão de regime de cumprimento de pena.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir