Operação da Semarh-PI fiscaliza rios Parnaíba e Poti durante a Piracema
A Piracema é uma época em que grandes cardumes sobem até às cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza, com o intuito de realizar a desova e a reprodução.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), em parceria com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e o Corpo de Bombeiros, intensificam os trabalhos de fiscalização nos rios Parnaíba e Poti durante o período da Piracema, iniciado em novembro passado e que se estenderá até o dia 16 de março de 2024.
Segundo a secretaria, o objetivo é impedir a prática de pesca irregular e predatória no período de reprodução dos peixes. A Piracema ocorre quando algumas espécies de peixes nadam, em busca de locais adequados para reprodução e alimentação. Se esse fenômeno for interrompido, a reprodução pode ser prejudicada.

Nos dias 14 e 15 de dezembro, a Semarh, a DPMA e o Corpo de Bombeiros realizaram a Operação Piracema na região do Encontro dos Rios Parnaíba e Poti, em Teresina. A ação resultou na liberação de mais de 200 espécies de peixes, como piau, branquinha, piaba, cascudo e mandi. Paralelamente, foram apreendidos mais de 1.200 metros de redes de pesca, com maior incidência no rio Poti, entre a ponte da Santa Maria e o Encontro dos Rios.
Além da fiscalização dos rios, foram inspecionados condomínios da zona leste da capital, com intuito de verificar possíveis irregularidades no descarte de dejetos, que eventualmente poderão causar a contaminação das lagoas que recebem esses esgotos.
O diretor de fiscalização da Semarh, major Dênio Marinho, destacou o trabalho realizado pela equipe da Secretaria nas operações de fiscalização.
“A Semarh continuará realizando essas missões de forma empenhada, além de levar informações e orientações necessárias no sentido de coibir infrações e crimes ambientais”, finaliza o diretor.
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
TJ-PI participa da inauguração da Central de Monitoramento Eletrônico de Teresina
O juiz Marcus Klinger aproveitou a oportunidade para apresentar o processo de realização do exame criminológico no Estado como um requisito para a progressão de regime de cumprimento de pena.Justiça manda prefeito de Pau D’arco do Piauí suspender processo seletivo
O prefeito de Pau D’arco do Piauí informou que já foi notificado e vai recorrer da decisão judicial.Defesa Civil lança Campanha Banho Seguro em Esperantina
Os municípios foram escolhidos por integrarem a rota turística no Piauí, com pontos de grande fluxo de visitantes nas áreas de cachoeiras, como a Cachoeira do Urubu.Rafael Fonteles anuncia reajuste salarial de 6,27% para professores da rede estadual
Além do reajuste salarial e do concurso, o governo anunciou a elevação das gratificações para os gestores das escolas de tempo integral.Hospital Lucídio Portella promoverá Bloquinho do Infantil para crianças internadas
Com marchinhas e decoração especial, o evento busca levar alegria e bem-estar aos pequenos pacientes.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir