Viagora

Eleição para defensor público geral do Piauí acontece de forma remota

De acordo com a Defensoria Pública, com a escolha dos três finalistas, o governador Rafael Fonteles escolherá o novo defensor público geral do Estado.

Esta sexta-feira (24) marca o dia da eleição para defensor (a) público (a) geral do estado do Piauí, para o biênio 2023/2025. Esta é a primeira vez que a votação ocorre de forma remota, através do sistema E-Voto.

De acordo com a Defensoria Pública, os três candidatos mais votados integrarão uma lista tríplice, que será levada até o governador Rafael Fonteles (PT), que escolherá o novo defensor público geral do Piauí.

Foto: Divulgação/ Defensoria PúblicaEleição para defensor público ocorre nesta sexta de forma remota.
Eleição para defensor público ocorre nesta sexta de forma remota.

Ainda conforme a Defensoria, concorrem ao cargo os candidatos (as): Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, João Batista Viana do Lago Neto, Marcelo Moita Pierot.

Esta eleição inaugura a modalidade remota em votação para defensor (a) público (a) geral, por meio do sistema E-Voto. Segundo a Defensoria Pública, o sistema foi testado no último dia 17, com uma simulação de votação, tendo como opções os pontos turísticos de Teresina.

Eleição

A votação escolha do (a) defensor (a) público (a) geral vem cumprindo as normas do Edital CSDPE Nº 02/2022, elaborado pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, publicado no Diário Oficial do Estado Nº 237, de 15 de dezembro de 2022.

Conforme a Defensoria, os procedimentos são conduzidos pela Comissão Eleitoral definida pelo Conselho Superior da Defensoria, tendo na presidência a defensora Sarah Vieira Miranda, defensor público Dárcio Rufino de Holanda na vice-presidência e a defensora pública Germana Melo Bezerra Diógenes Pessoa, ocupando o cargo de secretária. O defensor público Sílvio César Queiroz Costa é suplente na Comissão.

Facebook
Veja também