Produtores do Piauí recebem orientações sobre Vaca Louca
Em nota, o Ministério informou que foi realizado o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
A Encefalopatia Espongiforme Bovina, popularmente conhecida como “Vaca Louca”, não é registrada de forma atípica no país desde o ano de 2021. Porém, nessa segunda-feira (20), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), confirmou e está investigando um caso no município de Marabá (PA).
Em nota, o Ministério informou que foi realizado o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). “Foi feito o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico”, informou o Ministério.
De acordo com o Secretário Estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA-PI), Fábio Abreu, no estado, os procedimentos são de prevenção através de fiscalizações. “Nós fazemos a fiscalização da alimentação dos bovinos durante todo o ano. Mas reforçamos ao produtor a recomendação que não faça uso de cama de galinha para alimentar bovinos, que é o que pode causar essa doença, em sua forma clássica, com consequências tão drásticas”, diz Fábio Abreu.
Segundo a médica veterinária e coordenadora do Programa Estadual de controle da raiva dos herbívoros e encefalopatias espongiformes transmissíveis da Agência de Defesa Animal (Adapi), Flávia Barreto, no caso de suspeitas do fornecimento de alimentação indevida aos ruminantes, o produtor será enquadrado de acordo com a instrução normativa n° 41 do Ministério da Agricultura.
Conforme o governo do Piauí, no Brasil, nunca foi registrado nenhum caso de doença da vaca louca de forma clássica, que é essa transmitida através da alimentação. Os casos já registrados são classificados na forma atípica, que acontece sem ser pela ingestão de alimentos proibidos.
Governo do Piauí
Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)
Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)
Prefeitura de Esperantina abre inscrições para o Auxílio Universitário 2025
O objetivo do programa é contribuir para cobrir despesas relacionadas ao transporte, material didático e outras necessidades acadêmicas.Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir