Mais de 30 comunidades de Teresina ainda não responderam ao Censo
Conforme o IBGE, a coleta de dados realizada pelo Censo Demográfico, auxilia no cálculo do valor feito pela União, que é repassado às cidades por meio do Fundo de Participação dos Municípios.
Informações da Superintendência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que no Piauí, 37 comunidades em Teresina não receberam a visita de um recenseador para responder o questionário do Censo Demográfico 2022. Na semana passada, o número de localidades não acompanhadas era de 54.
O IBGE afirma que há dois motivos para essa falta de respostas no censo: a primeira, é a ausência de moradores nas residências quando os recenseadores passaram para a coleta, e a segunda, é a recusa de parte da população em repassar as informações necessárias.
Além desses fatores, é somado o cenário de violência urbana, que torna alguns locais de difícil acesso. De acordo com Relatório da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, no ano passado, os bairros que mais apresentaram incidência de crimes violentos foram: Santa Maria, Parque Brasil, São Joaquim, Parque Alvorada e Morro da Esperança (na zona Norte). Promorar, Santo Antônio, Santa Cruz e Angelim (na zona Sul). Parque Ideal, Novo Horizonte, Colorado e São Sebastião (na zona Sudeste), Pedra Mole, Cidade Jardim, Vale do Gavião, Satélite, Porto do Centro, Árvores Verdes, Verde Lar, Santa Lia e Vale Quem Tem (na zona Leste).
Conforme o IBGE, a coleta de dados realizada pelo Censo Demográfico, auxilia no cálculo do valor feito pela União, que é repassado às cidades por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). É a partir disso que as políticas públicas são direcionadas as comunidades.
O Instituto explica que a FPM não considera a população flutuante, isto é, as pessoas que mesmo morando em determinada cidade, usufruem de serviços e políticas públicas desta localidade. Na capital, essa população é percebida por exemplo, nas demandas do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde parte dos pacientes são de outros municípios.
O Censo Demográfico 2022 está próximo de encerrar, com resultados previstos para serem divulgados no final de abril.
Por Kalita Leão
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir