Viagora

Mulheres têm conquistado novos espaços, diz vice-presidente da OAB-PI

A vice-presidente da OAB-PI, a advogada Daniela Freitas, falou sobre a atuação do órgão na garantia de direitos femininos e no reconhecimento das mulheres em espaços de poder.

Mais do que um data para celebrar a garantia de diretos das mulheres na sociedade, o dia 08 de março também é uma manifestação da luta por outras demandas que permanecem latentes, a exemplo da conquista por espaços de poder. A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí (OAB-PI), Daniela Freitas como figura de destaque na administração da instituição sabe bem da importância desse reconhecimento. A advogada criminalista também falou sobre a atuação da OAB-PI na garantia de direitos femininos.

Em entrevista ao Viagora, Daniela Freitas afirmou que a atuação feminina na advocacia brasileira cresceu, sinônimo de que mais mulheres tem conseguido alçar voos altos mesmo diante do machismo que dificulta e por muitas vezes impede a trajetória até a conquista de seus sonhos.

Foto: Matheus Santos/ViagoraVice presidente da OAB-PI, Daniela Freitas
Vice presidente da OAB-PI, Daniela Freitas

Para a vice-presidente da OAB-PI o órgão tem o objetivo de reconhecer e incentivar a participação das mulheres nos quadros da Ordem. “Nós mulheres hoje em termos de números somos a maioria no contexto da advocacia do Brasil inteiro, então a OAB tem o respaldo de protagonizar esse trabalho, de reconhecer que as mulheres estão a cada dia conquistando espaços, que elas podem gerir, nós temos a paridade como um lema sempre existente em todas as seccionais da Ordem, e a OAB-PI não é diferente. Nós temos a paridade justamente como uma forma de reconhecer e trazer as mulheres para participar dessa política”, pontua.

Na data que marca o Dia Internacional da Mulher, Daniel Freitas destacou que a OAB-PI promoverá uma série de ações com advogadas dos mais diversos âmbitos cível, criminal e estadual em busca de homenageá-las.

“No dia internacional da Mulher nós teremos a realização de um café da manhã do Fórum Central pra recepcionar todas as mulheres que atuam nessa área da advocacia cível, criminal e estadual. Nós teremos a tarde partir das 15h uma solenidade de compromisso de jovens advogadas em seguida nós faremos uma homenagem as conselheiras estaduais da OAB Piauí e as presidentes das comissões temáticas, mulheres que se dedicam de forma gratuita a esse trabalho de estar em contato direto com a sociedade com as temáticas. Na quinta-feira nós temos um café no TRT pra mulheres também e na sexta-feira no Justiça Federal”, aponta.

Facebook
Veja também