Viagora

Semdec abre edital para empresas de soluções inovadoras em Teresina

A seleção visa promover a área de inovação da capital e auxiliar os participantes com oportunidades no campo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), divulgou edital que chama empresas com soluções inovadoras sobre as mudanças climáticas na zona urbana. A parceria é feita em conjunto do Centro de Eficiência e Sustentabilidade Urbana (CESU-Teresina) e da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN).

De acordo com as secretarias, as inscrições dos interessados na seleção devem ser feitas até o dia 25 de abril, via link de formulário do google, presente no site da Prefeitura. O resultado oficial é divulgado em 17 de maio.

Segundo o coordenador do espaço Thech, José Bringel Filho, o edital visa promover a área de inovação da capital e auxiliar os participantes com oportunidades no campo.

“Esse chamamento público, tem como objetivo incentivar e impulsionar a inovação em Teresina, oferecendo a possibilidade de experimentação em um ambiente urbano real e validar soluções inovadoras na área climática, abrindo, dessa forma, um leque de possibilidades ao participante, que poderá utilizar a certificação de validação como atestado de que a sua solução inovadora é eficaz para resolver algum problema público urbano e que possui impactos climáticos”, afirma.

Conforme o edital de chamamento, a proposta também é construir um banco para soluções de problemas nas cidades usando Tecnologias Climáticas, reproduzidas em outros municípios. As aquisições viriam por meio de compras públicas de inovação, ou pelo setor privado, objetivando promover o bem-estar da população.

Ainda segundo o edital, as empresas que podem participar devem estar em conformidade com algum dos seguintes temas: meio ambiente, saúde, saneamento integrado, energia, mobilidade e acessibilidade. É necessário que as soluções tenham pelo menos protótipos adequados para implementação no espaço urbano.

Por Kalita Leão

Mais conteúdo sobre:

Inovação

Edital

Semdec

Facebook
Veja também