Viagora

Plano para inclusão de autistas no Piauí será lançado no Karnak

A ação acontece em conjunto das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

Nesta quinta-feira (20), o Governo do Estado, através da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), vai lançar o Plano para Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (PITEA), no palácio do Karnak. 

A ação acontece em conjunto das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). O secretário da Seid, Mauro Eduardo, explicou sobre do que se trata o PITEA.

“O objetivo desse plano é fazer, de forma conjunta, a política de saúde, educação e assistência social, e que elas possam chegar àquelas pessoas que têm o Transtorno do Espectro Autista. Com isso, o Governo do Estado mais uma vez sai à frente, fazendo com que as pessoas com TEA possam ter a sua qualidade de vida melhorada e possam ter os seus direitos assegurados”, disse.

De acordo com o Governo do Piauí, o plano ainda visa articular e expandir os serviços de atendimento às necessidades específicas das pessoas autistas. Dessa forma, estaria garantido o desenvolvimento pessoal, inclusão e os direitos de cidadania deste público. O PITEA, será realizado com articulações do Estado, das cidades, além dos Conselhos Estadual e Municipais de Direitos da Pessoa com Deficiência.

No lançamento do Plano, também será apresentado o Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CETEA-PI). O projeto objetiva reunir atendimentos multidisciplinares, com diagnósticos, tratamentos e terapias, independente da faixa de idade.

Será entregue ainda um veículo para a Seid e outro para a Associação Movimento Mais Amor da Grande Teresina (AMMATE). Vai ser doado também, instrumentos de informática para 12 órgãos do Piauí, que atendem pessoas com TEA.

Por Kalita Leão

Facebook
Veja também