Rafael assina decreto para criação de Áreas Integradas de Segurança
O objetivo do decreto assinado nesta quarta-feira (10), é de delimitar áreas de atuação conjunta da Polícia Civil e Militar, que vai permitir o compartilhamento de informações entre as organizações.
Na manhã desta quarta-feira (10), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou um decreto que determina a criação de regiões integradas de segurança pública, com o objetivo de delimitar áreas de atuação conjunta da Polícia Civil e Militar, que vai permitir o compartilhamento de informações entre as organizações.
No decreto assinado pelo gestor do estado, consta a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) e Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), onde haverá a cooperação de Delegacias Regionais, Distritos Policiais e Batalhões da Polícia Militar.
O governador do Piauí, em entrevista, afirmou que a integração das forças policiais e outros poderes, trará uma maior eficácia no combate à criminalidade no estado.
“A gente sempre falou sobre isso, que a solução não era simples, e passava por alguns elementos que a gente apresentou aqui: Integração entre as forças policiais; integração das forças policias com outros poderes, especialmente o Ministério Público e Tribunal de Justiça; investimento forte em dados, pesquisa, tecnologia, inteligência para a gente poder ter mais eficiência no combate a criminalidade, ouvindo a comunidade”, falou.
Ainda de acordo com Rafael Fonteles, a gestão está atuando em várias frente para combater a violência no Piauí, entre elas a educação e cultura. O chefe do executivo estadual afirmou também que as medidas efetuadas na segurança pública estão começando a surtir efeito.
“Toda essa lógica das áreas integradas de segurança pública passa por isso, e também essa cooperação com as universidades e o investimento social: Notadamente a educação de tempo integral, a educação profissional, o investimento no esporte e lazer. Então estamos atuando em várias frentes para de fato reduzir esse problema que é complexo, mas que felizmente começa a surtir efeito na redução dos índices de criminalidade do nosso estado”, concluiu.
O decreto assinado pelo governador Rafael Fonteles, em evento realizado no Palácio de Karnak, determina a criação de 31 unidades territoriais pelo estado, que contará com um Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia Regional e um Conselho Territorial de Segurança Pública.
No evento, também ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Instituto Federal do Piauí (IFPI), com o objetivo de criar o Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DataSSP).
-
Secretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado. -
Teresina e Parnaíba recebem sistema de videomonitoramento avaliado em 31 milhões
O investimento, autorizado pelo senador Marcelo Castro por meio da Comissão de Segurança Pública do Congresso Nacional, visa fortalecer a segurança pública -
Proerd forma mais de 240 crianças no Sesc Cajuína em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, o projeto é realizado pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio do Comando de Polícia Comunitária(CPCOM). -
Prefeitura de Teresina tem débito de R$ 800 milhões, revela Marco Antônio Ayres
O engenheiro e futuro secretário de planejamento evidenciou que os débitos são relativos a fornecedores contratados para diversos serviços. -
Bombeiros e carteiros lançam Campanha Papai Noel dos Correios 2024 no Piauí
O prazo para adoção das cartinhas segue até dia 15 de dezembro, segundo os Correios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir