Rafael Fonteles sanciona lei que cria o novo Bolsa Atleta no Piauí
De acordo com o Governo do Piauí, assim como o Fundesprorte, o Siespi será executado a partir de benefícios fiscais na área do ICMS.
Nessa quinta-feira (11), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), sancionou a Lei 8.042/2023, que cria o Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí – Siespi; e o Fundo de Incentivo ao Esporte do Piauí – Fundesporte, assim como a Lei nº 8.041/2023, que extinguiu o antigo Bolsa Atleta e criou um novo programa Bolsa Atleta Piauí.
De acordo com o governo do Piauí, assim como o Fundesprorte, o Siespi será executado a partir de benefícios fiscais na área do ICMS, principal imposto estadual. Com essa medida, pessoas físicas e jurídicas poderão deduzir impostos para destinar os recursos a projetos esportivos em todo o Piauí. A previsão é que o projeto destine cerca de R$ 6 milhões ao esporte do estado.
Segundo o governo, os projetos inscritos vão ser avaliados por um conselho deliberativo formado por representantes do Governo do Estado, de entidades da sociedade civil e de federações esportivas. As empresas interessadas poderão deduzir até 100% do valor devido de ICMS, a depender da aprovação da Secretaria Estadual de Fazenda.
Conforme o governo, esse sistema tem como objetivo estimular e desenvolver as práticas desportivas e paradesportivas do Piauí, como forma de investimento nas áreas de projetos de desporto e paradesporto para entidades afins, patrocínio de eventos esportivos, patrocínio ao esporte amador e profissional, construções de equipamentos esportivos públicos ou de entidades sem fins lucrativos, reformas de equipamentos esportivos públicos ou de entidades sem fins lucrativos, manutenção e aquisição de equipamentos esportivos públicos ou de entidades sem fins lucrativos, formação e capacitação de atletas, técnico e outros profissionais do esporte, despesa com passagens áreas ou terrestres para participação em competições regionais, nacionais e internacionais para atleta ou equipe do esporte profissional ou amador.
Já o novo Bolsa Atleta do Piauí, tem como objetivo conceder bolsas para as pessoas praticantes e treinadores de esportes de rendimento, visando valorizar e beneficiar atletas e técnicos representantes do estado do Piauí em competições regionais, estaduais, municipais, nacionais e internacionais, com prioridade em modalidades olímpicas e paraolímpicas reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro ou pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, sem prejuízo análise e deliberação das modalidades reconhecidas pelo Ministério do Esporte. Além disso, o programa é dividido nas demais modalidades talento individual, talento coletivo e treinador.
Badespi concede crédito do BNDES para microempreendedores no Piauí
A concessão é através de uma parceria da Badespi e BNDES, dando um importante passo para impulsionar o setor produtivo do estado.Empresário Jorge Batista morre aos 94 anos na cidade de Floriano
O empresário era dono de um dos principais grupos econômicos do Nordeste.TCE desbloqueia contas da Prefeitura de Teresina para pagar salários de servidores
A medida foi deliberada pelo presidente da Corte, Kennedy Barros, nesta quinta-feira (26) após reunião com representantes da administração municipal.Corpo de Bombeiros combateu mais de 850 incêndios florestais no Piauí
As ações ocorreram por todo o estado, do dia 1º de janeiro ao dia 24 de novembro de 2024.Alta nos preços de frutas e verduras impacta as vendas na Nova Ceasa de Teresina
De acordo com os comerciantes, o ano de 2024 foi marcado por altos e baixos devido aos reajustes nos preços dos alimentos essenciais na mesa dos brasileiros.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir