Rafael Fonteles sanciona lei que cria o novo Bolsa Atleta no Piauí
De acordo com o Governo do Piauí, assim como o Fundesprorte, o Siespi será executado a partir de benefícios fiscais na área do ICMS.
Nessa quinta-feira (11), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), sancionou a Lei 8.042/2023, que cria o Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí – Siespi; e o Fundo de Incentivo ao Esporte do Piauí – Fundesporte, assim como a Lei nº 8.041/2023, que extinguiu o antigo Bolsa Atleta e criou um novo programa Bolsa Atleta Piauí.
De acordo com o governo do Piauí, assim como o Fundesprorte, o Siespi será executado a partir de benefícios fiscais na área do ICMS, principal imposto estadual. Com essa medida, pessoas físicas e jurídicas poderão deduzir impostos para destinar os recursos a projetos esportivos em todo o Piauí. A previsão é que o projeto destine cerca de R$ 6 milhões ao esporte do estado.

Segundo o governo, os projetos inscritos vão ser avaliados por um conselho deliberativo formado por representantes do Governo do Estado, de entidades da sociedade civil e de federações esportivas. As empresas interessadas poderão deduzir até 100% do valor devido de ICMS, a depender da aprovação da Secretaria Estadual de Fazenda.
Conforme o governo, esse sistema tem como objetivo estimular e desenvolver as práticas desportivas e paradesportivas do Piauí, como forma de investimento nas áreas de projetos de desporto e paradesporto para entidades afins, patrocínio de eventos esportivos, patrocínio ao esporte amador e profissional, construções de equipamentos esportivos públicos ou de entidades sem fins lucrativos, reformas de equipamentos esportivos públicos ou de entidades sem fins lucrativos, manutenção e aquisição de equipamentos esportivos públicos ou de entidades sem fins lucrativos, formação e capacitação de atletas, técnico e outros profissionais do esporte, despesa com passagens áreas ou terrestres para participação em competições regionais, nacionais e internacionais para atleta ou equipe do esporte profissional ou amador.
Já o novo Bolsa Atleta do Piauí, tem como objetivo conceder bolsas para as pessoas praticantes e treinadores de esportes de rendimento, visando valorizar e beneficiar atletas e técnicos representantes do estado do Piauí em competições regionais, estaduais, municipais, nacionais e internacionais, com prioridade em modalidades olímpicas e paraolímpicas reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro ou pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, sem prejuízo análise e deliberação das modalidades reconhecidas pelo Ministério do Esporte. Além disso, o programa é dividido nas demais modalidades talento individual, talento coletivo e treinador.
-
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI. -
Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir