Secretaria da Fazenda moderniza serviços de postos fiscais no Piauí
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) está desburocratizando o atendimento nas agências fiscais a fim de garantir mais agilidade no processo.
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) anunciou que está investindo na modernização das agências e postos fiscais do Piauí, além de simplificar os procedimentos fiscalizatórios. Os recursos são advindos do tesouro do estado e do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
De acordo com o secretário da Sefaz, Emílio Júnior, a secretaria está promovendo a desburocratização do atendimento dos postos, por meio da compra de aparatos tecnológicos.
“O governo do Estado, por meio da Sefaz, tem investido não apenas em reformas, como também vem, por meio da utilização da tecnologia, inovando para desburocratizar e simplificar os procedimentos fiscalizatórios e de controle, propiciando melhorias aos contribuintes e transportadores de carga que utilizam as rodovias do estado”, explicou.
Segundo o Governo do Piauí, dentre as mudanças previstas pela Sefaz, está: a utilização massiva dos documentos fiscais eletrônicos, o escaneamento das cargas em movimento, automação do processo de registro de passagem e antecipação do processamento dos documentos fiscais no meio digital. Além disso, o órgão também permitirá a autorregularização através de consultas no portal da Sefaz.
Para o diretor da Unidade de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Unitran), Danilo Silveira, as medidas estarão contribuindo para garantir a celeridade dos postos fiscais do estado e minimizando os riscos de roubo e desvio de cargas. O gestor também destacou que as mudanças promoverão a redução dos custos operacionais, combate à concorrência desleal e diminuição do uso de papel.
Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz)
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