Viagora

Piauí despacha 20 toneladas de cera de carnaúba para a Europa

Segundo informações do governo do estado, foram despachadas 20 toneladas de cera de carnaúba, em escamas, destinadas à exportação.

Nessa quinta-feira (25), a indústria Agrocera, instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, em Parnaíba, concluiu mais uma operação de despacho aduaneiro.

Segundo informações do governo do estado, foram despachadas 20 toneladas de cera de carnaúba, em escamas, destinadas à exportação. A mercadoria passou pelo “gate” da Área de Despacho Aduaneiro da ZPE, onde ocorreu o procedimento de embaraço aduaneiro, seguindo, já em trânsito internacional, para o Porto de Pecém, no Ceará.  O produto será exportado para a Europa, por meio do Porto de Amsterdam, na Holanda.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíAlfândega da ZPE Piauí
Alfândega da ZPE Piauí

A cera de carnaúba, extraída das folhas da palmeira de carnaúba, é amplamente utilizada nas indústrias de cosméticos, automotiva, farmacêutica e alimentícia, devido às propriedades únicas.

De acordo com o presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto, essa conquista é uma das grandes vitórias da gestão do governador Rafael Fonteles, marcando também o pioneirismo do empresário Marcelo Sombra, diretor da exportadora Agrocera. “O Piauí começa efetivamente a usufruir dos benefícios de ter uma ZPE, com resultados que impactarão positivamente nos resultados da balança comercial do nosso estado”, disse o gestor.

Álvaro Nolleto destacou que a ZPE Piauí, situada estrategicamente no nordeste do Brasil, caminha para se tornar um importante polo de exportação, impulsionando a economia regional e trazendo benefícios significativos para o estado do Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Aeroporto de Parnaíba

Facebook
Veja também