Médicos irão paralisar as atividades nesta quinta-feira no Piauí
De acordo com o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), os profissionais reivindicam melhores condições de trabalho.
Por unanimidade em assembleia, os médicos do Piauí decidiram paralisar procedimentos eletivos sem urgência, como atendimento no ambulatório, consultas e cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS), nesta quinta-feira (01).
De acordo com o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), os profissionais reivindicam melhores condições de trabalho e são contra a privatização de hospitais da rede pública. Dentre as demandas da categoria, estão iniciativas de concurso público, reajuste de salário e correção de insalubridade.
Deste o dia 18 deste mês, a categoria vêm realizando manifestações contra a entrega da Maternidade Evangelina Rosa e três unidades de saúde para a iniciativa privada, sendo elas o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), Hospital Regional de Campo Maior e o Hospital Estadual do Mocambinho.
Segundo a diretoria da SIMEPI, não existe embasamento por parte do Governo do Estado que possa garantir que a entrega dos hospitais para as Organizações Sociais (OS), resulte em benefícios para a população e os profissionais.
A presidente do Sindicato, Lúcia Santos, afirmou que 80% dos piauienses dependem do SUS, e caso aja a privatização, a qualidade e o atendimento da população irá ficar comprometida.
"Nós somos totalmente contra. Quem vai sofrer é o piauiense mais carente. A população e os profissionais da saúde bem entendem que se entregar na mão de OS’s nós não teremos um SUS totalmente nosso! O SUS é nosso! O SUS é do povo", afirmou Lúcia Santos.
O vice-presidente do SIMEPI, Dr. Samuel Rêgo, declarou que a demanda pela realização de concursos para a categoria está sendo discutida a bastante tempo com o Estado mas que não são ouvidos.
"Estamos há vários anos negociando com o governo a realização de um concurso público. O ex-secretário nos garantiu que até o final do mandato do Wellington Dias teríamos concurso, o que não aconteceu. Quando fomos conversar com esse Governo informaram que iriam entregar na mão das OS's, então nós não vamos aceitar isso! Queremos a legalidade", afirmou.
Sindicatos dos Médicos do Estado do Piauí - Simepi
Governo do Piauí
Secretária das Mulheres e ministra Cida Gonçalves se reúnem em Brasília
As gestoras ainda falaram sobre os Centros de Referência da Mulher, que são utilizados para o acolhimento e apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.Governo do Piauí vai reduzir 15% das gratificações de servidores em 2025
A medida afeta todos os servidores, comissionados ou não, incluindo secretários de estado, chefes de autarquias, fundações públicas e superintendentes.Atletas piauienses de kungfu wushu conquistam 10 medalhas no 34º Campeonato Brasileiro
Do total de medalhas, três foram de ouro, quatro de prata e três de bronze.Estudante da rede estadual aos 52 anos assina RG pela primeira vez em Jaicós
A conquista foi tão significativa que, assim que aprendeu a escrever seu nome, Dona Domingas foi até o Instituto de Identificação na Prefeitura de Jaicós.19ª Semana Nacional da Conciliação acontece até dia 8 de novembro no Piauí
A conciliação é um método eficaz que busca restaurar as relações sociais das partes envolvidas, promovendo um acordo amigável e rápido.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir