Secretaria de Agropecuária prorroga vacinação contra Febre Aftosa no Piauí
Os criadores agora têm até o dia 30 de junho para vacinar e até o dia 15 de julho para fazer a certificação no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária.
A Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), prorrogou a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Piauí.
Segundo as informações do governo do estado, os criadores agora têm até o dia 30 de junho para vacinar e até o dia 15 de julho para fazer a certificação no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi). Após solicitação da Sada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a medida foi definida.
O secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, ressaltou o motivo principal da solicitação ao ministério é evitar transtornos ao produtor e prejuízos à cobertura vacinal. “Também se deu pela dificuldade do setor privado em relação à logística, em fazer a vacina chegar até os produtores e fazendas que estavam demandando. Consequentemente, com essa nova data, o pecuarista poderá vacinar o seu rebanho com mais tranquilidade”, informou.
“No ano passado, conseguimos fazer uma cobertura de 93%, para 2023 a meta é chegar a 95%. Esse é um passo importante para que o estado conquiste o status de área livre de febre aftosa sem vacinação até 2025”, completou o secretário.
A Adapi alertou ainda que, sem a vacinação, os produtores podem ser multados e ficam impedidos de comercializar e transportar o animal, pois não conseguirão emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). O produtor também precisa ter a comprovação da vacina para conseguir financiamento com os bancos e para realizar a compra de milho na Conab, utilizado na ração animal.
Febre Aftosa
TJ-PI acolhe recurso do Ministério Público e condena homem por lesão corporal
O relator do caso, desembargador José Vidal de Freitas Filho, destacou que foi comprovada a materialidade do crime.Drogaria Globo é investigada pelo Ministério Público do Trabalho
As portarias foram assinadas pelos procuradores Maria Elena Moreira Rêgo e José Heraldo de Sousa em 29 de outubro deste ano.Rafael Fonteles destaca integração das forças como sugestão para a proposta nacional
O presidente Lula declarou em seu discurso que a apresentação dessa PEC é o começo de uma grande discussão para criação de um sistema único de segurança pública.Bombeiros do Piauí retornam ao Brasil após missão de combate a incêndios na Bolívia
A operação humanitária contou com 44 dias de trabalho em áreas de preservação e comunidades indígenas com apoio internacionalTrês chapas registram candidaturas à presidência da OAB Piauí
A votação ocorrerá nas dependências da Sede da Seccional em Teresina, além das 20 Subseções da OAB em todo o estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir