Hospitais geridos por Organizações Sociais são mais eficientes, diz TCU
Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que no Brasil dos 40 melhores hospitais públicos, 39 são geridos por Organizações Sociais de Saúde (OSS).
O Tribunal de Contas da União (TCU) promoveu um levantamento que avaliou os hospitais geridos pela administração indireta no âmbito estadual, por meio de Organizações Sociais de Saúde (OSS), chegando à conclusão que estas unidades tendem a ser mais eficientes. O estudo apontou que no Brasil dos 40 melhores hospitais públicos, 39 são geridos por OSS.
De acordo com o TCU, a auditoria realizada pela Secretaria de Controle Externo da Saúde objetivou avaliar a qualidade das unidades por meio de dados objetivos referentes a insumos, como número de leitos e quantitativo de pessoal alocado, e de resultados, como quantidades de procedimentos ambulatoriais e de internações.
Além disso, o TCU comparou as unidades hospitalares conforme a região do país, o vínculo com a administração pública (direto ou indireto) e a esfera federativa (municipal, estadual ou federal).
Em relação ao contexto do Piauí, o superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Campelo, explicou que o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) tem um modelo de gestão hospitalar gerido pela Associação Reabilitar, por meio de contrato com a Sesapi, que tem mostrado resultados positivos.
"Aqui no Piauí temos um grande exemplo de sucesso desse modelo de administração que é o nosso Ceir (Centro Integrado de Reabilitação)", afirma Dirceu Campelo.
Após constatar a qualidade dos serviços, o TCU elaborou uma minuta de referencial básico contendo os resultados alcançado com a autoria. O documento auxiliará na escolha de critérios para executar futuros estudos para avaliar o desempenho dos hospitais.
De acordo o ministro Benjamin Zymler, relator do processo, os dados obtidos com a autoria podem ainda inspirar boas práticas a serem implantadas na rede hospitalar.
“trata-se de iniciativa promissora que deverá trazer resultados relevantes para o processo de gestão da saúde pública, com a identificação de gargalos produtivos e de boas práticas que possam ser replicadas por toda a rede hospitalar”, pontua.
Confira os resultados da autidoria do TCU aqui.
Tribunal de Contas da União - TCU
Centro Integrado de Reabilitação - Ceir
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir