Viagora

Themístocles participa de homenagem à Niède Guidon na Serra da Capivara

O governador em exercício, foi recebido pelo cônsul da França em Recife, Jérémie Faucon e sua equipe, no Museo do Homem Americano, em São Raimundo Nonato.

Na tarde dessa sexta-feira (09), o vice governador, Themístocles Filho, participou da homenagem do Consulado da França em Recife, à Niède Guidon, arqueóloga franco-brasileira pelo trabalho notável no Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos grandes pontos turísticos do Piauí.

Segundo as informações do governo do Piauí, o governador em exercício, foi recebido pelo cônsul da França em Recife, Jérémie Faucon e sua equipe, no Museo do Homem Americano, em São Raimundo Nonato.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíThemístocles Filho
Themístocles Filho

Themístocles Filho destacou a importância da arqueóloga para o estado do Piauí. “Estou muito feliz por estar aqui. Quando eu era deputado, a Assembleia Legislativa concedeu um título de cidadã piauiense para a Niéde, em reconhecimento por sua dedicação nesse trabalho importante na Serra da Capivara. Ela deixou tudo bem encaminhado, para os próximos pesquisadores realizarem ainda mais em suas pesquisas. Se hoje São Raimundo tem esse destaque mundial, é por causa de seu trabalho” pontuou Themístocles.

O cônsul Jérémie destacou ainda que a nova missão arqueológica dará continuidade ao trabalho da pesquisadora no parque. “Os lanços que a Niède Guidon estabeleceu entre França e Brasil, durante toda a sua vida com a missão arqueológica francesa, continuará. Recebemos hoje também o chefe da missão arqueológica franco brasileira, o pesquisador Eric Boëda que está aqui para conduzir uma nova missão continuando o trabalho da Niède Guidon. Temos que continuar e avançar” disse.

De acordo com a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro a importância do trabalho desenvolvido pela missão arqueológica para o município. “Nós consideramos uma jóia rara esse patrimônio que nós temos aqui, o Parque Serra da Capivara, patrimônio mundial. Existe um Piauí e uma São Raimundo Nonato antes e depois de Niède Guidon. Agora é seguir avançando cada vez mais”, relatou.

Facebook
Veja também