OAB instaura processo contra advogada piauiense Élida Fabrícia
O Conselho Federal da OAB determinou aos órgãos competentes dentro da instituição que instaurem procedimento para apurar possível infração ético-disciplinar.
Nessa terça-feira (13), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), determinou que seja instaurado um processo contra a advogada e Conselheira Federal Élida Fabrícia, para apurar uma possível infração ético-disciplinar.
De acordo com a OAB, o processo é devido da publicação do vídeo no dia 12 de junho, onde a advogada afirmar “amar crimes passionais”, em sua rede social.
Ainda de acordo com a OAB, a advogada, que é conselheira federal da OAB pelo Piauí, comunicou ao presidente nacional, Beto Simonetti, que pedirá afastamento do cargo.
“A OAB repudia o estímulo à prática de crimes e tem atuado concretamente em defesa das mulheres, combatendo qualquer violência de gênero”, disse Simonett.
Ele declarou também que a advogada terá acesso à ampla defesa e ao contraditório.
Através de nota, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informou que as falas expressadas pela Conselheira Federal não representam o pensamento da instituição. “A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informa que o vídeo veiculado nas redes sociais pela Conselheira Federal Élida Fabrícia, não corresponde com o pensamento da instituição”, diz nota.
A OAB-PI também é informado que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal. “A OAB-PI informa que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal, a quem compete apurar o caso”, afirmou.
Entenda o caso
Na última segunda-feira (12), Dia dos Namorados, a Conselheira Federal da OAB pelo Piauí, a advogada Élida Fabrícia, publicou em suas redes sociais um vídeo onde afirmou que “ama casos criminais passionais e que os crimes combinavam com a data comemorativa”.
Após repercussão negativa nas redes sociais e mídia, a Conselheira Federal postou um segundo vídeo pedindo desculpas e explicando o intuito do que foi publicado em alusão aos Dia dos Namorados.
Veja abaixo a nota da OAB-PI na íntegra
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informa que o vídeo veiculado nas redes sociais pela Conselheira Federal Élida Fabrícia, não corresponde com o pensamento da instituição.
A instituição, através de todos os seus membros e membras, é reconhecida por trabalhar para combater as violências, especialmente a violência contra mulher infelizmente ainda tão frequente em nosso Estado.
A OAB-PI enfatiza que Advogados e Advogadas trabalham em função da Justiça no respeito aos direitos e são importantes atores na prevenção de crimes de maior proporção.
A OAB-PI informa que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal, a quem compete apurar o caso.
Piauí fará parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar
No estado, em novembro, será realizada a Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais.Incêndio atinge fábrica de enchimento de colchões em Teresina
Apesar da dimensão das chamas, ninguém ficou ferido no incidente, mas houve perdas materiais significativas na estrutura da fábrica.Piauí se destaca na emissão da Carteira de Identidade Nacional
Mais de 830 mil dos 3,3 milhões de piauienses já possuem o novo documento, que segue um padrão nacional e utiliza o CPF como número único.Dia de Finados: padre Antônio Barbosa fala da importância de orar e lembrar dos entes
Segundo o sacerdote o dia de finados é um tempo de consolo e reflexão, onde a morte é vista não como um fim definitivo, mas como uma passagem para a vida eterna com Deus.PRF-PI e PM escoltam 1ª captação de múltiplos órgãos em Parnaíba
Segundo informações Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF), logo depois da autorização da família para a doação, a PRF foi chamada para garantir o transporte seguro e ágil dos órgãos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir