OAB instaura processo contra advogada piauiense Élida Fabrícia
O Conselho Federal da OAB determinou aos órgãos competentes dentro da instituição que instaurem procedimento para apurar possível infração ético-disciplinar.
Nessa terça-feira (13), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), determinou que seja instaurado um processo contra a advogada e Conselheira Federal Élida Fabrícia, para apurar uma possível infração ético-disciplinar.
De acordo com a OAB, o processo é devido da publicação do vídeo no dia 12 de junho, onde a advogada afirmar “amar crimes passionais”, em sua rede social.
Ainda de acordo com a OAB, a advogada, que é conselheira federal da OAB pelo Piauí, comunicou ao presidente nacional, Beto Simonetti, que pedirá afastamento do cargo.
“A OAB repudia o estímulo à prática de crimes e tem atuado concretamente em defesa das mulheres, combatendo qualquer violência de gênero”, disse Simonett.
Ele declarou também que a advogada terá acesso à ampla defesa e ao contraditório.
Através de nota, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informou que as falas expressadas pela Conselheira Federal não representam o pensamento da instituição. “A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informa que o vídeo veiculado nas redes sociais pela Conselheira Federal Élida Fabrícia, não corresponde com o pensamento da instituição”, diz nota.
A OAB-PI também é informado que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal. “A OAB-PI informa que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal, a quem compete apurar o caso”, afirmou.
Entenda o caso
Na última segunda-feira (12), Dia dos Namorados, a Conselheira Federal da OAB pelo Piauí, a advogada Élida Fabrícia, publicou em suas redes sociais um vídeo onde afirmou que “ama casos criminais passionais e que os crimes combinavam com a data comemorativa”.
Após repercussão negativa nas redes sociais e mídia, a Conselheira Federal postou um segundo vídeo pedindo desculpas e explicando o intuito do que foi publicado em alusão aos Dia dos Namorados.
Veja abaixo a nota da OAB-PI na íntegra
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informa que o vídeo veiculado nas redes sociais pela Conselheira Federal Élida Fabrícia, não corresponde com o pensamento da instituição.
A instituição, através de todos os seus membros e membras, é reconhecida por trabalhar para combater as violências, especialmente a violência contra mulher infelizmente ainda tão frequente em nosso Estado.
A OAB-PI enfatiza que Advogados e Advogadas trabalham em função da Justiça no respeito aos direitos e são importantes atores na prevenção de crimes de maior proporção.
A OAB-PI informa que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal, a quem compete apurar o caso.
-
Estudante da rede estadual aos 52 anos assina RG pela primeira vez em Jaicós
A conquista foi tão significativa que, assim que aprendeu a escrever seu nome, Dona Domingas foi até o Instituto de Identificação na Prefeitura de Jaicós. -
19ª Semana Nacional da Conciliação acontece até dia 8 de novembro no Piauí
A conciliação é um método eficaz que busca restaurar as relações sociais das partes envolvidas, promovendo um acordo amigável e rápido. -
Iaspi Saúde realiza três mil consultas odontológicas no Piauí
De janeiro a setembro, a Odontologia do Iaspi Saúde realizou 121.622 exames e 27.793 consultas. -
Teresina e Parnaíba registram queda de 50% e 60% nas mortes violentas, diz SSP-PI
Segundo os dados, Teresina registrou 22 dias sem homicídios durante o mês passado em Parnaíba, a queda foi ainda mais expressiva, com um recuo de 60%, passando de 13 ocorrências. -
Estudantes de Itainópolis conquistam prêmio nacional com projeto de biodigestor
A pesquisa premiada na Feira Brasileira de Iniciação Científica usa biodigestores para explorar fermentação e consciência ambiental.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir