Viagora

Fiscalização e prevenção contra gripe aviária são intensificadas no Piauí

De acordo com o Governo do Piauí, a fiscalização está sendo realizada através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi).

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), intensificou ações de fiscalização e prevenção contra a gripe aviária no Piauí.

De acordo com o Governo do Piauí, as ações estão sendo realizadas através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), que alerta produtores para reforçarem atividade de prevenção da doença.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíPiauí intensifica fiscalização e prevenção contra gripe aviária.
Piauí intensifica fiscalização e prevenção contra gripe aviária.

Ainda de acordo com o Governo do Piauí, a medida foi tomada após 13 casos registrados de H5N1 em aves silvestres. A coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapi, Fábia Rocha, informou que é importante que os produtores de granja comercial aumentem as ações de biossegurança.

“Produtores que tem granja comercial, aumentem as medidas de biosseguridade. Utilizem o arco de desinfecção, reforcem as telas nos galpões, e para os produtores que têm a criação como subsistência, a orientação é manter também a higiene dos comedouros, dos bebedouros e, ainda, busquem evitar contato das aves domésticas com a aves silvestres”, alertou.

Segundo o Governo do Piauí, não foram registrados casos no estado, e pede a população que caso encontra alguma ave doente comunique as autoridades. O secretário da Sada, Fábio Abreu, comentou que os piauienses não precisam criar pânico e podem comer frango e ovos.

 “A população não precisa criar pânico, e pode consumir a carne de frango e os ovos comercializados. Até porque, essa doença não é transmitida através do consumo de alimento. Se alguém ver alguma ave morta ou doente, não toque ou recolha, comunique as autoridades competentes”, falou.

Facebook
Veja também