Viagora

Rafael lança Plano de Expansão de Vigilância em Saúde na segunda

De acordo com o Governo do Piauí, o evento ocorre por volta das 11h30, no Palácio de Karnak, localizado no Centro de Teresina.

Nesta segunda-feira (26), por volta da 11h30, o Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), vai lançar o Plano de Expansão de Vigilância em Saúde, que tem como objetivo fortalecer a área de atenção básica da pasta. O evento vai ocorrer no Palácio de Karnak, localizado no Centro de Teresina.

De acordo com o Governo do Piauí, o projeto visa apoiar os municípios piauienses para desenvolver a Rede de Atenção à Saúde. No plano de Expansão, consta a reforma e ampliação da estrutura física das regionais de saúde e a descentralização do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Piauí (Lacen).

Foto: Camila Trindade/ ViagoraGovernador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

Ainda de acordo com o Governo, uma das metas é a expansão do Lacen para os municípios de macrorregião como Parnaíba, Picos, Floriano e também para a cidade de Bom Jesus. Outra mudança que será promovida no projeto, é a regionalização de Serviço de Verificação de Óbitos, que contemplará todas as sedes de macrorregiões. O secretário de Saúde, Antônio Luiz, comentou que o objetivo é fazer com que as famílias tenham mais acolhimento durante o óbito de um familiar.

“É um serviço fundamental para que as famílias tenham acolhimento adequado em um momento difícil, que é a avaliação das causas do óbito”, falou.

Segundo o governo, também será efetuada a expansão de serviços de reabilitação, com a instalação de Centros Especializados em Reabilitação nas macrorregiões, abrangendo de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano.

Ainda segundo o governo, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), vão receber centros especializados no acolhimento de pacientes com depressão grave e ao prevenção suicídio. A superintendente de atenção primária à saúde Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), informou que serão construídas 7 residências terapêuticas para atender pacientes psiquiátricos.

“Teremos a construção ainda de 7 residências terapêuticas, que são estruturas que buscam a desospitalização de pacientes psiquiátricos para melhor integração com a sociedade. Essas pessoas receberão tratamento mais moderno”, informou.

Conforme o Governo do Piauí, na capital, será criado o Centro de Atendimento Especializado à Pessoa Idosa, onde funciona Maternidade Dona Evangelina Rosa. No local, será instalado ainda o Centro de Atenção Integral à Pessoa com autismo.

Mais conteúdo sobre:

Rafael Fonteles

Piauí

Saúde

Facebook
Veja também